A Sanepar vai vistoriar nos próximos meses 96,5 quilômetros de rede de esgoto na região central de Curitiba para identificar ligações irregulares, especialmente na bacia do Rio Belém.
As ligações irregulares aquelas cujo esgoto gerado no imóvel é lançado na rede de água da chuva é que provocam mau cheiro na cidade. Segundo a companhia, o centro da cidade é totalmente atendido com rede da Sanepar. Os técnicos da empresa garantem que onde há mau cheiro, é por que existe ligação irregular e os responsáveis estão cometendo crime ambiental.
Esgoto II
Atualmente, a companhia realiza processo licitatório para contratar os serviços de vistoria em mais vinte quilômetros e define recursos para outros 76,5 quilômetros, que serão realizados por equipes da própria empresa.
Neste ano, até o momento, já foram vistoriados 14,6 quilômetros, dos quais em 6,8 quilômetros foi efetuada a recuperação da rede. A vistoria tira proveito da tecnologia para ser feita.
Com microcâmeras, inseridas dentro dos tubos, técnicos da empresa verificam as condições da rede e o estado das ligações prediais, a fim de identificar as ligações irregulares e planejar a substituição dos tubos antigos com técnicas não-destrutivas, preservando outras redes subterrâneas, como de telefonia e gás.