A Sanepar vai integrar uma das câmaras técnicas do Conselho Nacional de Recursos Hídricos e de Meio Ambiente (CNRH). A participação será por meio da Associação das Empresas Estaduais de Saneamento Básico (Aesbe). A companhia paranaense vai participar da câmara técnica Integração de Procedimentos; Ações de Outorga e Ações Reguladoras.

Cada câmara técnica tem por objetivo subsidiar as discussões e propor encaminhamentos aos poderes Executivo e Legislativo para os temas de interesse do saneamento básico e ambiente. O CNRH possui oito câmaras técnicas.

“A inclusão da empresa nesse fórum de alto nível permite que o Paraná seja representado em Brasília, nos assuntos de saneamento e ambiente. Até agora, a participação paranaense era mínima, apesar dos estudos e atividades de vanguarda que executamos”, lembra a diretora de Meio Ambiente e de Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa. Ela cita que poucos estados possuem uma agenda de compromissos com o órgão de fiscalização ambiental. O exemplo que a diretora dá é o acordo firmado entre a Sanepar e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que está sendo revisto. Arlete conta que a empresa está realizando um diagnóstico completo dos seus processos e dos impactos que sua atividade provoca no meio ambiente. A partir deste levantamento vai estabelecer prazos para corrigir eventuais passivos ambientais. Esse é um trabalho que prevê ações quanto à regulação e outorga do uso de mananciais..

As empresas que participam em uma ou mais das oito câmaras técnicas da Aesbe discutem os temas; apresentam soluções encontradas regionalmente e as encaminham para a apreciação do CNRH. Essa instância é denominada Fórum dos Representantes.

continua após a publicidade

continua após a publicidade