Sanepar substitui tubulação em Maringá

A Sanepar substitui, em Maringá, cerca de 128 mil metros de rede de ferro fundido por PVC, que apresenta maior durabilidade. As obras beneficiam várias regiões da cidade e devem melhorar significativamente o sistema de distribuição de água. Grande parte das tubulações que estão sendo trocadas possui entre 30 e 40 anos, o que favorece vazamentos e paralisações no abastecimento. Nessa melhoria a empresa está investindo, através do PAC-Saneamento, quase R$ 5,4 milhões. Os recursos são do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

De acordo com o gerente regional de Maringá, Antônio Carlos Aredes Rosa, as tubulações antigas não garantem o padrão de qualidade dos serviços prestados pela empresa na cidade. “A vida útil desses tubos está no limite. Além dos rompimentos freqüentes, existe queda de pressão considerável na rede, comprometendo a distribuição de água nas regiões que ainda possuem este tipo de tubulação”, explica Aredes.

A Sanepar terá que interromper, em alguns momentos, o abastecimento de água nos locais onde as obras são executadas. Este procedimento será necessário para a interligação das novas redes e padronização das ligações. As paralisações deverão acontecer durante algumas semanas, em dias e horários alternados, visando causar o menor transtorno possível aos moradores. Segundo Aredes “a falta de água será sentida, principalmente, nas residências que não possuem reservatório domiciliar, atingindo, portanto, um pequeno número de imóveis nas regiões de abrangência das obras”.

Outro incômodo inevitável se refere à abertura de valetas para a implantação das tubulações, relata o gerente de Projetos e Obras da empresa, Reinaldo Antônio Fernandes. “Infelizmente não temos como substituir a rede sem abrir parte das calçadas. Quanto a sua reposição vamos procurar utilizar o mesmo tipo de material usado pelo morador, recompondo a área aberta com todo o cuidado e buscando deixá-la da maneira em que estava”.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo