O prefeito de Cascavel, Edgar Bueno, recebeu ontem, para tratar das questões ambientais do município, os diretores da Sanepar Maria Arlete Rosa e Stênio Sales Jacob, acompanhados do diretor-presidente do Instituto Ambiental do Paraná IAP , Rasca Rodrigues, e do diretor-presidente da Superintendência de Desenvolvimento e Recursos Hídricos Suderhsa , Darci Deitos.
O encontro teve como objetivo atender às reivindicações do município, quanto à preservação e conservação do meio ambiente, diretamente relacionadas com o sistema de abastecimento de água e da coleta e tratamento de esgoto.
Numa ação inédita, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, do IAP, da Suderhsa e da Sanepar e com a participação do poder executivo municipal, estará desenvolvendo projetos e programas de recuperação de nascentes e de plantio de mata ciliar.
De acordo com o diretor comercial da Sanepar, Stênio Jacob, o tema exige uma série de discussões e envolve todos os órgãos do Estado responsáveis pelas questões ambientais . “A proposta de integração é altamente significativa e positiva e deverá servir de modelo para outros municípios do Paraná”, destaca Stênio.
Está a cargo da diretoria de Meio Ambiente da Sanepar a coordenação dos programas, projetos e ações ambientais na empresa. Para a diretora Maria Arlete Rosa, “a preservação ambiental está diretamente relacionada com a responsabilidade compartilhada. E esta ação demonstra a força e o envolvimento dos órgãos estaduais em relação ao meio ambiente”.
Após o encontro, a comitiva visitou alguns pontos considerados prioritários na busca de soluções ambientais. O lago municipal, formado por nascentes do Rio Cascavel, hoje o principal manancial de abastecimento, foi alvo de maior atenção. O prefeito falou do assoreamento e dos focos de poluição. O roteiro de visitas incluiu ainda o Rio Quati, no Parque São Paulo, o Rio das Antas, na área central da cidade, e o Córrego Bezerra, entre os bairros Coqueiral e Santa Cruz.