Reuniões realizadas em Umuarama e Cianorte possibilitaram o avanço nas negociações da Sanepar para a constituição de consórcios municipais de resíduos urbanos. Os diretores Maria Arlete Rosa, do Meio Ambiente, e Natálio Stica, Comercial, discutiram o assunto com representantes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e com os prefeitos Luiz Renato Ribeiro de Azevedo e Edno Guimarães e suas equipes de técnicos.

continua após a publicidade

?Estabelecemos importante parceria com a Funasa, que tem interesse em auxiliar os municípios na busca de soluções ambientalmente corretas para a questão do lixo urbano, que passa necessariamente pela constituição de consórcios?, explicou Maria Arlete. Stica destacou que a ?experiência do aterro sanitário implantado pela Sanepar em Cianorte, que já é referência para o país, é o ponto de partida para o modelo que a empresa está apresentado aos prefeitos, com excelente receptividade.?

Pela Funasa, participaram das reuniões e da visita o coordenador regional do Paraná, Vinicius Reali Paraná, e o chefe do Departamento de Engenharia, Geraldo Correa.

Repasse

continua após a publicidade

Para Umuarama, a Funasa repassou R$ 1,5 milhão para a construção, pela prefeitura, do aterro sanitário, cujo projeto técnico será adaptado para a concepção da Sanepar, que prevê transformar o local numa futura plataforma de energias renováveis.

Já, em Cianorte, os técnicos da Funasa visitaram o aterro da Sanepar, que será ampliado em função da doação – pela prefeitura – de uma área contígua. No local, segundo Maria Arlete, serão adaptados dois galpões para utilização em processos de reciclagem, bem como uma área será usada para receber outras espécies de resíduos, como os industriais.

continua após a publicidade