A Sanepar elabora projeto inédito no Paraná para gestão de aterro sanitário. A empresa vai apresentar à Caixa Econômica Federal pedido de financiamento para o projeto de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). O objetivo, de acordo com a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa, é promover a melhoria da qualidade ambiental e o desenvolvimento social de Cianorte, Noroeste do Estado. Nesta cidade, a Sanepar já faz a gestão do aterro sanitário.

continua após a publicidade

A expectativa da Sanepar é, nos próximos meses, aprovar o projeto na Organização das Nações Unidas (ONU), conforme estabelece o Protocolo de Kyoto, e, assim, gerar créditos de carbono.

Segundo Arlete, a proposta sobre o financiamento de crédito de carbono ? Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) – para o aterro sanitário de Cianorte, é uma maneira de comercializar a redução de gases do efeito estufa. ?Com este financiamento, pretendemos implantar uma atividade de forte resultado positivo para o meio ambiente e favorecer as famílias de baixa renda que trabalham na reciclagem dos resíduos sólidos de Cianorte?, esclarece Maria Arlete.

O projeto de MDL em Cianorte também prevê criar condições para operar o aterro sanitário no conceito de sustentabilidade, ou seja, promover a redução dos custos operacionais e ampliar os benefícios sociais e ambientais. A expectativa é, também, gerar energia elétrica com o aproveitamento do biogás produzido pelo aterro, utilizando a energia elétrica para o funcionamento dos equipamentos e veículos utilizados no local, bem como fornecer energia elétrica para os equipamentos utilizados pelas comunidades de baixa renda nas atividades de reciclagem.

continua após a publicidade

O projeto pode tornar-se piloto, para embasar a política pública de resíduos sólidos no estado do Paraná. Discussão da proposta preliminar já foi feita com a Caixa Econômica Federal, ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Suderhsa, Tecpar e Secretaria Estadual de Meio Ambiente que deram sinal verde para a Sanepar continuar os estudos.