Sanepar é destaque de congresso em Joinville

A Sanepar participa do 22.º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, considerado o maior evento do setor. O congresso começou no último domingo em Joinville e deve atrair, até sexta-feira, mais de três mil participantes de todo o Brasil.

Paralelo ao congresso, ocorre a 5.ª Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental Fitabes – que reúne empresas de saneamento e fornecedores do Brasil e transnacionais. A Sanepar está participando com apresentação de trabalhos técnicos e um estande. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Abes.

O congresso foi aberto pelo ministro das Cidades, Olívio Dutra, que assegurou o atendimento às demandas sociais em saneamento. Para o ministro, “é uma das mais urgentes prioridades do governo Lula”. Para tanto, foi criado um grupo de trabalho que envolve 10 ministérios.

O ministro voltou a afirmar que o governo federal, por meio da Caixa, deve liberar, ainda neste ano, R$ 1,5 bilhão para financiar a ampliação da infra-estrutura em distribuição de água tratada e de coleta e tratamento de esgoto sanitário. No Brasil, 60 milhões de brasileiros não dispõem de coleta de esgoto e 15 milhões ainda não têm acesso à água tratada. Aproximadamente 75% do esgoto coletado é despejado in natura, poluindo os cursos d?água e praias. 16 milhões de brasileiros não contam com o serviço de coleta do lixo domiciliar.

Técnicos da Sanepar apresentam oito trabalhos científicos: dois deles referentes à gestão de processos dos serviços de água tratada e desempenho dos medidores, e seis sobre esgoto. Eles também vão lançar dois livros, durante o congresso: Medição de água estratégias e experimentações e Mananciais de abastecimento: planejamento e gestão estudo de caso do Altíssimo Iguaçu.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo