Manutenção preventiva nas instalações elétricas do Reservatório Corte Branco da Sanepar faz com que a empresa deixe de abastecer, por 12 horas, 298 mil habitantes no domingo.

continua após a publicidade

Essa é a primeira de três etapas das obras na subestação de energia elétrica do reservatório. Os trabalhos são para garantir o abastecimento a grandes bairros, já que 85% da distribuição da água feita pelo reservatório é dependente de bombas elétricas os 15% restantes são distribuídos por gravidade, aproveitando a topografia.

Moradores das regiões sul e leste (67 mil ligações) poderão ser afetados com as obras, das 6h às 18h de domingo, principalmente naqueles imóveis sem caixa de água com capacidade de reserva de 24 horas, para até quatro pessoas adultas, conforme estabelece a orientação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Prejudicados

Os bairros atingidos pelo corte no abastecimento são: Água Verde, Capão Raso, Fanny, Portão, Santa Quitéria, Fazendinha, Guaíra, Lindóia, Vila Izabel, Novo Mundo, Pinheirinho, Seminário, Xaxim, Boqueirão, Vila Hauer, Cajuru, Uberaba, Guabirotuba, Prado Velho e Jardim das Américas.

continua após a publicidade

Segundo o gerente-geral da Região Metropolitana da Sanepar, Antonio Carlos Gerardi, a paralisação foi planejada para evitar o mínimo de transtornos à população e que as manutenções preventivas são fundamentais para o correto funcionamento do sistema de abastecimento de água.

“No caso do reservatório Corte Branco, apesar de causar desabastecimento temporário, a escolha do domingo foi embasada nos estudos do histórico do consumo da população, a fim de interferir minimamente nas atividades dos clientes”, explica.

continua após a publicidade