A Sanepar completa nesta quarta-feira (29), dez anos de implantação do seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). O Paraná teve a primeira empresa de saneamento da América Latina a receber a certificação ISO 9000, para o sistema produtor de água Itaqui, em Campo Largo.
Recertificada em agosto de 2000 pela ABS Quality Evaluations, Inc., e migrada para a versão ISO 9001:2000, em dezembro de 2003, o processo de controle e gestão da qualidade se mantém no Sistema Itaqui, para a captação, adução e tratamento da água. Para se ter idéia dos ganhos obtidos em Campo Largo, com a padronização dos procedimentos internos, houve a redução de 19,8% no consumo de produtos químicos e um aumento médio de 16,25% na relação metro cúbico de água produzido pelo Sistema, por quilo de produto químico utilizado.
Entre os objetivos e requisitos exigidos pela norma ISO 9000 estão à capacitação dos empregados, melhoria dos processos internos, monitoramento do ambiente de trabalho, verificação da satisfação dos usuários e fornecedores, entre outros. Com a certificação da qualidade a Companhia passou a avaliar as conformidades dos processos internos, conforme as exigências da certificadora. Com isso, nesta última década, a Sanepar monitora de maneira sistemática seus processos, utilizando ferramentas do próprio Sistema Normativo (SNS), atuando com ações corretivas e preventivas, realização de reuniões de análise crítica setoriais e auditorias internas.
Questões ambientais
Desde 1999, a Sanepar também foi certificada com a ISO 14001, no Sistema de Foz do Iguaçu. A busca pelo SGQ levou a empresa a ganhos extraordinários e também cresceram as demandas relativas às questões ambientais. Multiplicaram-se as leis ambientais, e com elas as exigências que colocaram a Companhia em situação que requer ações objetivas e concretas. Por conta disso, se passou a ter a preocupação ambiental não só com o que vai se fazer, mas também, e principalmente, pelo que já foi feito, o que torna necessário deflagrar ações corretivas, preventivas e pró-ativas.
?Desde a instituição da política ambiental e seus princípios, vários programas, projetos e ações foram e estão sendo desenvolvidos, num grande esforço de preparar a Sanepar para os crescentes desafios impostos pela sociedade?, declarou o presidente da Sanepar, Stênio Jacob.
Segundo Stênio, a necessidade de mudar a forma da Sanepar desenvolver suas atividades em relação à questão ambiental, e dos clientes em perceberem a importância da preservação do meio ambiente para a sua qualidade de vida, fez com que se estabelecesse um Programa de Educação Ambiental para todo o Estado.
Toda esta postura culminou com o desenvolvimento e implantação de um sistema de gestão ambiental, buscando adequar todos os procedimentos operacionais da Sanepar aos requisitos da ISO 14001. O objetivo principal foi executar os serviços de saneamento básico, atendendo com qualidade a população, mas em momento nenhum se esquecendo da conservação ambiental.
Para a certificação da Unidade de Foz do Iguaçu foram analisados os processos de captação, tratamento, distribuição e reservação de água potável; coleta, remoção, tratamento e disposição final de esgotos domésticos. Também o atendimento aos usuários e comercialização dos produtos e serviços de água e esgoto, manutenção das redes de distribuição de água e de coleta de esgoto e demais processos necessários ao perfeito funcionamento do serviço prestado à população. A certificação do Sistema de Foz ocorreu no dia 10 de novembro de 1999, pela ABS Quality Evaluations, Inc.
