A Sanepar vai atender, com rede coletora de esgoto, 540 famílias que vivem no Jardim Catuaí, na região norte de Londrina. Nesta semana, cerca de 60 moradores participaram da reunião comunitária com técnicos da Sanepar para conhecer detalhes da obra. A implantação dos 9,7 km de rede vai começar no próximo dia 29. Os investimentos, de R$ 450 mil, têm como agente financiador a Caixa Econômica Federal. A programação é para que a rede seja concluída no final de janeiro.

continua após a publicidade

Durante a reunião, a assistente social da Sanepar, Ângela de Melo Pagani, falou do Programa Viva a Natureza ? Se Ligue na Rede, ressaltando a importância da ligação correta à rede para o meio ambiente. Conforme a Lei Estadual 5711/02, quando há rede coletora disponível, os moradores são obrigados a providenciar a ligação do imóvel com o sistema público.

O engenheiro da Sanepar, Gladiston Cotelo, explicou aos moradores as fases da obra, ressaltando que a preocupação da empresa é causar o menor transtorno possível durante a execução dos serviços. Os moradores ouviram também os agentes ambientais Andréa Fontes e João Lucas Vedove, que explicaram como funciona o processo de saneamento, desde a captação e tratamento de água até a coleta e tratamento de esgoto, esclarecendo a diferença entre a galeria pluvial e a rede de esgoto.

Os moradores foram convidados a visitar uma estação de tratamento de esgoto para conhecer o processo de tratamento. Em Londrina, a rede coletora está disponível para 84% da população. São tratados, diariamente, cerca de 60 milhões de litros de esgoto, o que corresponde a 100% do esgoto coletado.

continua após a publicidade