A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) vai implantar 36,6 quilômetros de rede de esgoto na Cidade Industrial e no Tatuquara, em Curitiba. Na região beneficiada pela obra, que inclui a construção de 9,8 quilômetros de coletor e 3.266 novas ligações prediais, vivem 90 mil pessoas.
O investimento será de R$ 6 milhões. Estas obras vão beneficiar os moradores das comunidades Sabará, Diadema, Vila Nova, Corbélia, Zanom, Guatambú, Habitalar III, Cajueiro e outras subdivisões dos bairros.
Até 2014, a Sanepar prevê investir cerca de R$ 2 bilhões para ampliar dos atuais 62% para 72% a média de cobertura da rede de esgoto nos 344 municípios onde está presente no Estado. O atendimento com água tratada é de 100%.
O esgoto coletado pelas redes da Sanepar naqueles dois bairros será enviado para a Estação de Tratamento Belém. As obras terão início em dezembro e, nas próximas semanas, equipes da empresa entrarão em contato com os moradores para apresentar o cronograma dos serviços. Eles serão orientados sobre como devem desativar as ligações antigas e fazer as novas, além da vistoria a ser feita após a conclusão do empreendimento.
Para a prefeitura de Curitiba, a obra complementa outros investimentos na região. “A prefeitura tem dado atenção especial ao Tatuquara e à CIC, com diversos avanços na infraestrutura desses bairros. A ampliação do sistema de esgoto será mais uma melhoria para a população”, diz o prefeito Luciano Ducci. Com a nova rede, a cobertura de coleta de esgoto em Curitiba, que já é de 93,61%, uma das maiores do Brasil, chegará a 94,09%.
Em parte da região a ser atendida pelas obras, atualmente, o esgoto é enviado para o sistema alternativo de coleta de esgoto, que não conta com tratamento adequado.
Moradora da Rua João Carlos de Macedo Lopes há 16 anos, Valdirene Martins da Silva Maciel, diz que a obra da Sanepar vai despoluir o valetão que passa próximo à sua casa. “Vamos ficar livres do mau cheiro e dos insetos.”
Para o açougueiro Valdir Padilha dos Santos, que mora na Rua Alfredo Tscha, há 20 anos, a obra da Sanepar será boa para toda a vila. Na casa dele o esgoto é lançado diretamente no Rio Barigui.
A sócia-gerente de um supermercado da região, Márcia Kula, afirma que o sistema de coleta e tratamento que será implantado pela Sanepar “vai eliminar a poluição do meio ambiente e trazer qualidade de vida para a população”.