Mais de 6 mil metros de tubulação estão sendo implantados pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) no reforço da rede de distribuição de água tratada de Ponta Grossa. Com a inclusão de tubulações que variam entre 75 a 600 milímetros de diâmetro, a pressão e o volume de água que estará disponível será, em alguns locais, quase três vezes maior que a capacidade enviada pela rede atual.

continua após a publicidade

De acordo com o gerente de Projetos e Obras da Sanepar, Marco Antonio Cenovicz, a rede está sendo melhorada nos locais onde foi detectado aumento da demanda, especialmente nas regiões que tiveram grande crescimento demográfico nos últimos anos, como é o caso dos bairros de Uvaranas e Oficinas. “Até meados deste ano, cerca de 133 mil pessoas serão beneficiadas com um sistema de abastecimento de água cada vez mais eficiente”, destaca Cenovicz.

As obras abrangem os bairros de Uvaranas, San Martin, Rio Verde, Pitangui, Lagoa Dourada, Palmeirinha, Vila Izabel, Catarina Miró, Madureira, Vila Burrinho, Capão do Cipó, Vila Rica, Vila dos Ferroviários, Alberto Hansen, Colônia Dona Luiza, Vila Curitiba, Maria Otília, Vendrami, Cará-Cará, Santa Bárbara e Distrito Industrial.

Em alguns pontos da cidade, a antiga tubulação ainda era de ferro, material aplicado até os anos 70. A rede antiga já foi substituída por tubulação que apresenta maior resistência à corrosão e oxidação.

continua após a publicidade

No total, estas obras estão exigindo recursos de R$ 1,4 milhão, financiado pela Caixa Econômica Federal e com recursos próprios da Sanepar. Desde abril de 2009, quando as obras foram iniciadas, foram gerados aproximadamente 280 postos de trabalho, entre diretos e indiretos.