Sanepar alerta para limpeza de caixas d?água

A Sanepar alerta os proprietários de imóveis no litoral sobre a necessidade de proceder a limpeza nas caixas d?água, que em função da falta de uso fora da temporada podem acumular sujeiras, acarretando riscos à saúde. Segundo o gerente da Sanepar no Litoral, Gilberto Tomazella, o período ideal para esse trabalho vai até o final do mês de novembro.

É que, por enquanto, o consumo na região ainda é baixo quem consumir mais que 10 metros cúbicos de água por mês já se beneficia de uma tarifa diferenciada, com 20% de desconto. A vantagem é oferecida entre os meses de abril a novembro.

Tomazella lembra que a qualidade da água das caixas dos imóveis do litoral pode estar comprometida pelo não uso fora da temporada. A falta de utilização acumula sujeira e até pequenos animais, como pombas, ratos e insetos. Isso pode provocar contaminações e doenças desde as mais simples, como verminoses, até as mais sérias, como infecções.

A Sanepar garante a qualidade da água distribuída nos 342 municípios que atende em todo o Estado. “A água distribuída no litoral paranaense está dentro dos padrões de potabilidade exigidos pela portaria do Ministério da Saúde”, afirma Tomazella. “Mas, para que a qualidade da água seja assegurada até a hora do consumo, há a necessidade de se manter a caixa d? água sempre limpa. A limpeza deve ser feita pelo menos duas vezes ao ano”, explica.

Como fazer

Para limpar a caixa d?água é preciso, primeiro, fechar a entrada da água na bóia ou no registro do cavalete. Depois é preciso abrir as torneiras para esvaziar a caixa, sem agitar a sujeira do fundo deixando cerca de 15 centímetros de água no fundo da caixa.

Após fechar as torneiras e vedar a tubulação de saída de água (com um pedaço de pano ou esponja), o passo seguinte é esfregar as paredes da caixa d?água com uma escova macia, removendo a sujeira, retire a água suja (com o auxílio de balde, pano ou esponja). É importante nunca usar escova de aço.

Após o enxaguar a caixa (a água da rede da Sanepar já contém cloro) é preciso colocar duas colheres de sopa de água sanitária em um balde com 10 litros de água e, novamente, enxaguar todas as paredes com a solução. É preciso enxugar o excesso acumulado no fundo. Quando a água nova começar a entrar na caixa, as torneiras devem ficar abertas por uns cinco minutos, para eliminar a água velha nas tubulações.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo