O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) determinou que a Secretaria de Obras de Guaratuba tome providências imediatas para solucionar o problema do saibro depositado sobre a areia na praia central. Com a chuva do último sábado, parte da areia amanheceu com uma coloração avermelhada, resultado do escorrimento do saibro colocado entre a calçada e a areia para conter a erosão. O procedimento foi feito em abril do ano passado e até hoje, o saibro continuava no local, disfarçado sob a areia.
A ordem era para que ainda ontem a Prefeitura colocasse areia sobre a porção avermelhada da praia. A medida é emergencial, pois a previsão para hoje é de chuva. Mas em quinze dias, a Secretaria de Obras vai ter que retirar todo o saibro. O IAP acrescentou ainda que a população não deve ficar alarmada com o ocorrido, já que o saibro não causa danos ao meio ambiente. O grande problema neste caso é estético, pois alguns turistas podem confundir o material com sujeira ou resquício de esgoto.
Segundo o secretário de Obras de Guaratuba, Marco Dal?Lin, a Prefeitura vai cobrir as manchas com areia, mas diz que tirar o saibro é temerário. ?É ele que está evitando a abertura de novos buracos quando a chuva é mais forte. Onde não tem mais saibro, estão se formando grandes poças quando chove?, disse.