Os preços de 47 produtos consumidos no período natalino serão acompanhados diariamente, a partir desta segunda-feira (25), pelo Disque-Economia. O serviço, mantido pela Secretaria Municipal de Abastecimento, vai pesquisar os preços em 13 supermercados da cidade.
Sete pesquisadores da secretaria vão conferir e comparar, até a véspera do Natal os preços de aves – especialmente do peru –, diversas marcas e tipos de panetones, filtrados (bebidas frisantes) e caixas de bombons.
Outros 302 itens fazem parte da pauta de pesquisa do serviço. Entre eles estão gêneros alimentícios como hortifrutigranjeiros, bebidas, massas, carnes e material de higiene e limpeza. Com a consulta, o Disque-Economia ajuda a população a economizar na hora das compras dos produtos natalinos.
“A pesquisa é muito útil à população, mesmo em época de economia estável e inflação moderada, como agora”, diz o economista Henry Paulo Lira, que coordena o Disque-Economia. Ele lembra que as pesquisas também são utilizadas em outros serviços do Município, como na orientação de compras por licitação de produtos para a merenda escolar e dos itens que abastecem a rede de 32 Armazéns da Família de Curitiba.
Os preços podem ser consultados diariamente a partir das 14h30 pelo telefone (41) 3262-6564, ou pelo site
http://disqueeconomia.curitiba.pr.gov.br, de segunda a sexta-feira, a partir das 16 horas.
Dicas de compras
· Não saia de casa sem uma lista em mãos; representa economia de tempo e dinheiro.
· Vá ao mercado alimentado e, se possível, sem a companhia de crianças para não comprar além do necessário.
· Não se deixe seduzir pela primeira pilha de produtos que tem grandes placas anunciando promoção na entrada de um corredor. Percorra todas as gôndolas por ali. Pode ser que encontre um produto similar por menor preço.
· Não deixe de observar o prazo de validade dos produtos.
· Fique atento na hora de passar pelo caixa os produtos de promoção. Confira se está sendo cobrado com o desconto anunciado.
· A partir da segunda semana de dezembro o consumidor deve ficar mais atento às promoções. Os preços podem ser reduzidos porque o varejo não quer ficar com estoques para além do Natal, como é o caso de panetones e aves especiais – chester e peru.