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Saiba como pedir serviços públicos sem sair de casa

Quando precisamos de um serviço público básico, podemos perder tempo até descobrir o caminho certo pra resolver problemas simples do cotidiano, como buscar uma consulta no posto de saúde. Ou mesmo ligar a luz de uma casa nova, pedir a retirada de um animal morto, ou a poda de árvores em espaços públicos ou particulares. Por mais simples que seja acionar esses serviços, é preciso estar atento.

Um exemplo disso é na hora de marcar uma consulta no posto de saúde, que deve ser obrigatoriamente em um localizado mais próximo a sua casa. Isso além de, antes de qualquer atendimento, realizar um cadastro. Após apresentar um documento de identidade e comprovante de endereço, uma agente comunitária agendará uma visita à residência do paciente pra confirmar se o posto de saúde realmente atende àquela região. Depois disso, já é possível marcar consultas com especialistas, que atendem em horários específicos. Esses postos servem principalmente pra acompanhamento da saúde em longo prazo.

Se necessário, o paciente pode ser encaminhado a centros de especialidades ou aos hospitais públicos. Em casos de emergência, deve-se buscar diretamente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima. Nos dois casos, o número a ser acionado é o 156.

Há um ano fechado, o Centro de Especialidades deu espaço ao Hospital do Idoso. Antes, as consultas podiam também ser marcadas diretamente pelo centro, porém com a mudança e a distribuição das especialidades em diferentes locais, o paciente deve buscar primeiro os postos de saúde.

Outros serviços

Em alguns serviços, o cidadão tem que mexer no próprio bolso. Isso ocorre quando casas ou prédios novos precisam fazer a ligação com a rede elétrica. Nesse caso, a primeira coisa a se fazer é contratar um técnico, ou até uma empresa particular, pra realizar a instalação dos disjuntores, caixa de medição, poste de entrada, quadro de distribuição e demais equipamentos da rede interna. Depois, o morador entra em contato com a Copel pra agendar uma visita pra inspeção, e caso esteja adequada, a posterior ligação com o poste da rua. Em caso de defeito na instalação da rede elétrica do proprietário do imóvel, ele pode acionar a Copel pra solicitar serviço emergencial. Mas este terá um custo, dependendo de cada situação.

Processo parecido ocorre com moradores que buscam aderir ao uso do gás natural. Porém, este é mais comum em indústrias, comércios, condomínios e prédios que já possuem a estrutura instalada desde a planta. Segundo a Compagás, os custos pro usuário comum ainda não foram dimensionados e não há previsão pro serviço. Isso porque o gás natural é distribuído através de tubulações, o que torna inviável economicamente sua instalação.

Ligue 156

Pra acessar a maioria dos serviços municipais, basta o cidadão ligar pro número 156, aguardar a mensagem e seguir as instruções. A lista inclui poda de galhos em via pública, coleta de resíduos, remoção de animais mortos, troca de lâmpada de postes. O procedimento também é fácil. Basta ter o número do CPF em mãos e informar o local do serviço com precisão. Também é imprescindível, em casos da coleta, informar o material a ser removido, pois diferentes caminhões são enviados pra atender os chamados. “Sempre recomendamos que caso haja grande volume, as pessoas coloquem gradativamente os materiais em frente às casas”, informa o atendente. Em caso de grandes volumes, é necessário contratar o serviço particular de uma caçamba. O valor varia de região pra região, mas a media de uso de uma caçamba grande varia entre R$ 160 e R$ 180 por uma semana de uso.

Vazamento

No caso da água, o cidadão é responsável por verificar ,vazamentos em sua rede interna. De acordo com a Sanepar, uma abertura de dois milímetros provoca desperdício de 60 litros de água por dia. Só em caso de vazamento na rua o morador deve acionar a empresa.

É o seguinte!

É mais um trabalho que a Tribuna faz pra orientar você, como fez quando deu as dicas de como tirar documentos. Agora é um mapa de serviços básicos, que todos nós precisamos no dia a dia. O infográfico abaixo dá o caminho para as principais dúvidas dos serviços públicos.

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