O Paraná será um dos três últimos estados a receber o nono dígito no telefone celular a partir de novembro. Junto com Santa Catarina e Rio Grande do Sul, os usuários de telefonia móvel já receberam mensagens de alerta para a mudança, que acontece no dia 6. O objetivo é aumentar a disponibilidade de números de telefones móveis no Brasil e, assim, poder atender à crescente demanda de novos usuários. No Paraná deverá ser acrescentado o número 9 na frente dos números com DDDs 41, 42, 43, 44, 45 e 46.
Por determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), os celulares ganharão o novo dígito a partir de 6 de novembro de 2016. Após esta data, as ligações marcadas com oito dígitos ainda serão possíveis por um tempo determinado, para que as redes e os usuários possam se adaptar. Gradualmente devem haver interceptações e os clientes das operadoras receberão mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem.
LEIA TAMBÉM
- Selfies podem ser responsáveis por infestação de piolhos em escola
- Aplicativo feito por curitibano aponta os remédios mais baratos
- Loja vai aceitar aparelho velho na compra de um smartphone novo
No Paraná, cerca de 14 milhões de telefones celulares terão o número alterado gradativamente. Só em Curitiba e região (DDD 41), são, aproximadamente, 5 milhões de linhas móveis, segundo a Anatel.
Agenda
A maior preocupação de quem recebe a notícia diz respeito à atualização da agenda de contatos. Centenas, milhares de telefones que precisarão ser editados. No entanto, a tecnologia evita que esse trabalho seja manual.
Para o consultor em tecnologia Eduardo Guy de Manuel, os aplicativos disponíveis gratuitamente nas lojas online (App Store para aparelhos com sistema operacional Ios e Google Play para celulares que utilizam a plataforma Android) dão conta da tarefa perfeitamente.
“Essa mudança [acréscimo do 9º dígito] já era prevista. Com a alteração nos outros estados percebemos que a adaptação foi tranquila, não houve problemas. Agora, para atualizar todos os contatos necessários, a pessoa pode baixar o aplicativo grátis. É interessante encontrar os mais bem avaliados são vários”, diz o especialista.
Confira os aplicativos grátis que fazem a mudança na agenda
Novo Dígito BR – Android
Aplicativo independente, mas que tem mais de 4 mil avaliações na Play Store
Faça o download do Novo Dígito BR para Android
Oi Nono Dígito
Faça o download para IOS e para Android
9º Dígito Leucotron
Download para IOS e para Android
9º Dígito Tim
Download para IOS e para Android
Vivo 9º Digito
Download para IOS e para Android
Embratel Nono Dígito
Donwload para IOS e para Android