Ver de pertinho um tigre de begala, uma onça pintada, uma harpia (um dos maiores gaviões do mundo) e araras de diversas espécies. Isto é possível na exposição Safári Noturno, que apresenta 60 animais empalhados, em tamanho natural. A exposição está na Praça Rui Barbosa, no centro de Curitiba, e vai até a próxima quinta-feira (dia 28). O funcionamento é das 10h às 20h, com entrada gratuita.
Um stand foi montado na praça, com um túnel escuro de 16 metros, nos quais os visitantes podem ver os animais com uma lanterna. Os 60 animais são do Instituto Harpia de Pesquisa em História Natural, de Cornélio Procópio. O evento está sendo realizado para marcar o Dia Mundial da Água, celebrado ontem, e conta com o apoio da Sanepar. “Montamos um cenário com estes 60 animais empalhados, tanto da fauna brasileira quanto da fauna exótica. A maioria das pessoas nunca terá a oportunidade de ver de perto estes animais. Muitos se surpreendem porque é uma dimensão diferente do que assistir a uma reportagem sobre aquele animal na televisão”, conta o biólogo Gilberto Gimenes, do Instituto Harpia.
Os animais empalhados vieram de zoológicos, depois de mortos, ou são provenientes de apreensões de caça ilegal. O tigre de bengala, presente na exposição, tinha três metros de comprimento quando estava vivo. “São animais verdadeiros, não são bonecos. O método da taxidermia, que resulta nos animais empalhados, ajuda na preservação do material biológico destes animais”, explica Gilberto.