As unidades de atendimento da Secretaria Municipal da Saúde começaram a receber, ontem, as doses da vacina contra a paralisia infantil ou poliomielite para a segunda etapa da campanha de vacinação contra a doença.
A vacinação será neste sábado, das 8h às 17h, em 328 postos fixos e volantes. Apesar de o Ministério da Saúde considerar satisfatória a cobertura de 95% do público-alvo, o objetivo da Secretaria Municipal da Saúde é vacinar todas as 120 mil crianças menores de 5 anos residentes na cidade.
No Paraná a meta, definida pelo Ministério da Saúde, é imunizar 95% do total de crianças, o que corresponde a 731 mil crianças no Paraná. Serão colocadas à disposição 1,5 milhão de doses da vacina para a segunda etapa, distribuídas entre os 4.100 postos de saúde.
“É importante que os pais e demais responsáveis por crianças nessa idade coloquem o compromisso na agenda desde já porque a saúde delas deve estar sempre em primeiro lugar”, diz a secretária municipal da Saúde, pediatra Eliane Chomatas. Na primeira etapa da campanha contra a pólio, em junho, foram vacinadas 121.087 crianças – 95,87% da faixa etária.
Erradicação
A paralisia infantil foi considerada erradicada do Brasil há 16 anos, depois de o país estar cinco anos sem registrar novos casos. Em Curitiba já se passaram 24 anos sem a doença. Apesar disso, a doença continua ocorrendo em outros países.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, até quarta-feira passada, 15 países confirmaram 597 casos neste ano. Daí a necessidade de manutenção das campanhas anuais de vacinação em duas etapas, que no Brasil se repetem há 31 anos, para impedir que o vírus retorne ao país com a ajuda dos viajantes.
Eliane Chomatas lembra também da importância de levar, no dia da vacinação, a Caderneta de Saúde da Criança. “Esse é o documento que informa se todas as demais doses estão em dia. Havendo alguma vacina em atraso, é possível aproveitar a ida ao serviço de saúde e aplicá-la no mesmo dia”, completa.
Endereços
Os postos volantes aplicam somente as duas gotinhas da pólio. A listagem com os endereços de todos os postos de vacinação poderá ser consultada no site www.curitiba.pr.gov.br, da Prefeitura, a partir de amanhã.