Sábado, 25 de agosto, é dia de levar as crianças de até cinco anos para tomar a vacina contra a poliomielite. Será a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a pólio de 2007. A primeira fase foi em junho. A vacina estará disponível das 8h às 18h, em 300 postos que serão instalados pela Prefeitura em pontos estratégicos da cidade, como unidades de saúde, escolas, supermercados, shoppings e terminais de ônibus.
"Fazemos questão que todas as crianças tomem a dose na mesma data e levem a Caderneta de Saúde", diz o vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci. O documento é necessário para os vacinadores verificarem se o esquema de vacinação de rotina está completo. Caso não esteja, a criança poderá colocá-lo em dia no próprio sábado, mas somente nas unidades de saúde.
Em Curitiba, a meta é imunizar contra a pólio 122.573 crianças. "O Ministério da Saúde exige que no mínimo 95% do público-alvo seja vacinado, mas como temos superado essa meta, acreditamos que será possível repetir o êxito de junho", diz Ducci. Na etapa de junho, a cobertura ficou 5% acima do ideal. O resultado se deve às crianças de cidades vizinhas que se vacinaram na capital.
Curitiba não registra casos da doença desde 1985 – nove anos antes de o vírus causador da doença ter sido considerado erradicado do Brasil. Mesmo assim, a vacinação continua sendo necessária porque ainda existem países onde o vírus circula e faz vítimas.
A campanha deste sábado representa a segunda dose anual de reforço contra a doença, que também é conhecida como paralisia infantil e se caracteriza por deixar seqüelas motoras. As primeiras doses são aplicadas nos bebês, aos dois, quatro e seis meses de vida. Até junho deste ano, 12 mil bebês já haviam completado o esquema mínimo contra a doença na vacinação de rotina.