As unidades de saúde ficam abertas hoje para o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe. A vacina também estará disponível na tenda na Boca Maldita, supermercados e shoppings. Com a mobilização, a prefeitura de Curitiba pretende superar os 50% da meta. A campanha segue até sexta-feira e visa a imunização de idosos, crianças (entre seis meses e dois anos), gestantes e mulheres que tiveram filho há menos de 45 dias, além de portadores de doenças crônicas.

continua após a publicidade

Em Curitiba, mais de 118 mil doses de vacina contra a gripe já foram aplicadas nos grupos atendidos pela campanha, o que representa 37% da meta. O Dia D acontece em todo o Paraná, que já contou a vacinação de 518 mil pessoas, o equivalente a 26% do total do público-alvo, segundo a Secretaria da Saúde (Sesa).

Locais e horários

As unidades básicas de saúde de Curitiba ficam abertas hoje entre 8h e 17h. O atendimento nos Centros Médicos de Urgências e Emergências (CMUMs) será das 9h às 17h, o mesmo horário para os postos montados em supermercados e na tenda na Boca Maldita. Na Unidade Mãe Curitibana e na Unidade Ouvidor Pardinho, a vacina fica disponível das 8h às 18h. Mais informações sobre horários e locais de vacinação estão no site www.curitiba.pr.gov.br.

continua após a publicidade

A Secretaria Municipal da Saúde pede a participação de todas as pessoas que fazem parte dos grupos beneficiados na campanha. Segundo Moacir Pires Ramos, diretor do Centro de Epidemiologia da secretaria, idosos estão aderindo mais à campanha que gestantes e crianças. “O Dia D é a oportunidade de vacinação para aqueles que trabalham durante toda a semana e não conseguem ir até a unidade de saúde no horário normal”, comenta. Quem perder o Dia D poderá procurar uma unidade básica de saúde até o dia 26, mas em dias úteis, entre 8h e 17h.

Imunização antecipada

continua após a publicidade

A meta de Curitiba é vacinar 380 mil pessoas, o que representa 80% do total da população dentro dos grupos contemplados na campanha. Moacir Pires Ramos ressalta que, neste ano, a vacinação foi antecipada para que todas as pessoas já tenham anticorpos contra a gripe antes do início da onda de frio, a partir do mês que vem. Todo o processo dentro do organismo demora até três semanas. “A prevenção da gripe não é apenas a vacina. Todo mundo deve lavar sempre as mãos e usar álcool 70º. Se os sintomas surgirem – especialmente febre acima dos 38 graus, dores no corpo, dores de garganta e tosse -, a pessoa deve procurar imediatamente o serviço médico e evitar locais com aglomerações”, aconselha.