A secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas, fará neste sábado (14) às 10h, na Unidade Mãe Curitibana, a abertura simbólica da segunda etapa anual da campanha de vacinação contra a paralisia infantil.
A vacinação acontecerá das 8h às 17h, em 328 postos fixos (as unidades de saúde, que aplicam tanto as gotinhas quanto as vacinas injetáveis) e volantes (que só aplicam as gotinhas).
Além de imunizar contra a paralisia infantil ou poliomielite as cerca de 120 mil crianças menores de 5 anos residentes na cidade, na oportunidade a meta da Secretaria será também colocar em dia o calendário de vacinação dos adolescentes e dos adultos.
“Já que sempre o adulto acompanha a criança no ato da vacinação, por que não reunir os demais familiares e, juntos, tomarem as vacinas que cada um precisa?”, sugere Eliane.
Em todos os casos, orienta a secretária, é muito importante levar a Caderneta de Saúde das crianças e os cartões de vacinação dos mais velhos. São esses documentos que informam, a partir das últimas anotações, se há doses pendentes e que precisam ser aplicadas.
“É uma ótima oportunidade para as famílias porque no sábado, em geral, as pessoas não trabalham ou têm uma jornada mais maleável”, justifica Eliane. Às 11h30, a secretária acompanhará o trabalho das equipes de vacinação da Unidade Vila Guaíra, na esquina das ruas São Paulo e Augusto de Mari (praça do Paraná Clube).