Apresentações de dança, pintura infantil, atendimento à saúde, com a realização de exames de colesterol e glicose, exposição de fotos e uma série de outras atividades prometem movimentar o Passeio Público no próximo sábado. A programação, das 9h às 13h, abre uma campanha que será feita pela Prefeitura, comerciantes e moradores da região para que os curitibanos usufruam mais do Passeio, um dos locais mais tradicionais da cidade.
A iniciativa faz parte do programa Comunidade Participativa, que envolve a Prefeitura e a população em ações de cidadania, de melhoria de qualidade de vida e de atitudes que disseminem a cultura da paz. “É uma área que faz parte da história da cidade e que continua sendo referência para turistas e boa opção de lazer para os curitibanos”, afirma o prefeito Cassio Taniguchi. São quase 70 mil metros quadrados de área verde, três lagos, diversas ilhas, palco flutuante, playground, aquário e terrário, aves, peixes e outros animais de pequeno porte e uma grande variedade de árvores nativas e exóticas, como a canela, o ipê-amarelo, o plátano, o carvalho e o eucalipto.
Totalmente revitalizado nos últimos anos, o Passeio Público oferece também boas condições de segurança aos freqüentadores. Abriga, atualmente, a sede da 1.ª Companhia do 12.º Batalhão da Polícia Militar.
Programação
Neste sábado, alunos do Colégio Estadual do Paraná vão montar uma exposição de fotos, com a história do Passeio. O visitante também poderá fazer exames de colesterol e glicose, verificação de pressão arterial e receber orientação nutricional, com médicos e técnicos da Secretaria Municipal da Saúde.
Outras atrações são a Feira Verde, que vende produtos naturais, e a Feira de Artesanato, que já acontecem no Passeio sempre aos sábados. A Fundação Cultural levará atividades artísticas e culturais, com mágico e pintura livre (infantil). A pintura livre é realizada sempre aos sábados e domingos pela manhã. Trata-se da mesma atividade que há alguns anos acontecia na Rua 15.
Os freqüentadores também poderão fazer avaliação física. Grupos de idosos e de jovens, atendidos pela Fundação de Ação Social (FAS), farão apresentação de danças. Haverá também apresentação do Teatro de Fantoche da Guarda Municipal. A Defesa Social estará presente, ainda, com um stand expondo equipamentos, viaturas e motocicletas.
Quem visitar o Passeio também pode fazer uma autêntica viagem no tempo. Ver por exemplo a “Ilha da Ilusão”, uma das principais atrações do parque e um marco na história de Curitiba. Foi lá que se reuniu uma grande multidão, no dia 20 de agosto de 1911, para assistir à coroação do poeta Emiliano Perneta como “Príncipe dos Poetas Paranaenses”, uma homenagem ao autor da obra Ilusão, que deu nome à ilha. Com acesso por uma ponte pênsil, o local também já serviu de palco para festas com grandes banquetes e regadas a vinho, reunindo os intelectuais curitibanos no início do século.