Nem GPS encontra

Ruas sem nome complicam a vida moradores de SJP

Não basta ter o nome da rua para chegar ao endereço pretendido em algumas vias do bairro Cidade Jardim, em São José dos Pinhais. Isso porque estes locais não têm placas de identificação. Segundo moradores e comerciantes, a situação é assim há décadas.

Na Rua Francisco de Paula Lobo de Araújo, as vizinhas Iraci Ruwer e Odete Friguetto Strechar enfrentam o problema há mais de 30 anos. “Ô lugarzinho difícil de achar”, exclama Odete. Segundo ela, a salvação responde pelo nome de Santa Rita, a panificadora a uma quadra da casa dela. “Quem não vem com mapa precisa telefonar várias vezes ou parar na panificadora para descobrir que rua é essa”.

Urbanização

Quando Iraci chegou à região, nem asfalto havia e aos poucos o lugar foi sendo urbanizado, mas a ausência de placa contrasta com essa evolução. “É uma rua por onde passam algumas linhas de ônibus, mas quem vem pela primeira vez nos visitar ou fazer entrega precisa telefonar várias vezes para nos encontrar. Já tive visita que desistiu depois de procurar.”

O proprietário da Panificadora Santa Rita, Felipe Luiz Rissotto, fica conectado à internet durante o expediente. “São várias ruas sem placas na região. Para facilitar, consulto o Google Maps. Por semana atendo de 10 a 15 pessoas que não sabem onde estão”, conta.

A Rua Leonel Bassan é outro exemplo dos transtornos gerados pela falta de placas. A operadora de caixa Josiane de Salles diz que o jeito foi se acostumar, já que desde sua infância o local não tem placa. Também moradora da mesma rua, a vigilante Graziele Amorim Gonçalves conta que ela e os filhos usam como ponto de referência o Condomínio Primavera. “Se não for da região, a pessoa se perde”, afirma. Segundo os moradores, as correspondências chegam, mas serviços de entrega penam para atendê-los.

Projeto em andamento

A assessoria de imprensa da prefeitura de São José dos Pinhais informou que já está em andamento na Secretaria de Urbanismo projeto para colocar placas de identificação nas ruas onde já existem e onde nunca tiveram. O modelo usado seguirá padrões municipais e da Copel. Há cronograma de instalação e, segundo a prefeitura, ainda neste ano Cidade Jardim deverá ter as suas ruas identificadas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna