Ruas muito arborizadas terão nova iluminação em Curitiba

Um novo tipo de iluminação pública para as ruas com arborização densa está sendo testado em Curitiba. Novos tipos de postes e luminárias estão sendo colocados abaixo da copa das árvores para melhorar a difusão da luz. O primeiro teste de eficiência foi feito em trecho da rua Padre Anchieta. Agora a iluminação será colocada no trecho entre as ruas Fernando Moreira e Jerônimo Durski.

A medida foi tomada em função das constantes reclamações dos moradores, que diziam que a rua estava muito escura. “Em locais onde as árvores têm vegetação perene, os postes tradicionais não conseguem iluminar adequadamente por causa do crescimento rápido de galhos e folhas”, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Mario Tookuni.

Para resolver este problema, o Departamento de Iluminação Pública da Prefeitura fez um estudo no qual verificou ser mais eficiente colocar postes baixos com luminárias de alto rendimento e lâmpadas brancas. Na Padre Anchieta, os novos postes foram colocados nas calçadas que formam a canaleta de ônibus.

O diretor de Iluminação Pública, Ivan Martins, diz que a Padre Anchieta ganhará luz branca, que proporciona melhor definição dos objetos durante a noite. “Como na Padre Anchieta é grande a circulação de pedestres e motoristas, esta nova iluminação dará mais segurança a todos”, afirmou.

Martins disse que a adoção deste tipo de iluminação será analisada conforme as especificações das ruas, que levarão em conta o movimento de pedestres, o tipo de árvores e as dimensões de calçadas onde serão colocados os postes. “A avaliação será feita caso a caso. Por exemplo, estamos revitalizando a iluminação das avenidas Getúlio Vargas e Iguaçu. Nos dois casos, não será preciso adotar os postes baixos, mas apenas trocar luminárias e lâmpadas”.