A Prefeitura terá equipe especial para recuperar as ruas em antipó de Curitiba. Nesta sexta-feira (30), será feita a compra, em sistema de pregão eletrônico, de uma recicladora de asfalto e outros nove equipamentos, que recuperarão inicialmente cinco quilômetros de rua por mês.

continua após a publicidade

A aquisição dos novos equipamentos permitirá uma redução de 40% do custo de pavimentação da cidade. O secretário municipal de Obras Públicas, Mario Tookuni, explica que o novo sistema moderniza o processo de pavimentação de Curitiba, com o uso de máquinas de alta tecnologia.

A equipe para recuperação de pavimentos terá uma máquina recicladora, três rolos compactadores, caminhões de cargas, entre outros equipamentos. Para operar, será usado o asfalto produzido pelas usinas da Secretaria Municipal de Obras Públicas.

O sistema de reciclagem de asfalto já foi usado pela Prefeitura na recuperação de seis ruas em 2008. O sistema se mostrou rápido e eficiente. Com a recicladora, retira-se o asfalto velho, tritura, mistura com cimento e devolve para a mesma rua, como base para a nova pavimentação.

continua após a publicidade

O asfalto é retirado, processado e devolvido à rua em 40 minutos, a cada 100 metros, depois umedecido e compactado para receber a capa asfáltica. Com o método tradicional, que usa uma máquina para cada etapa – retirada, correção do solo, compactação e preparação da base – seriam necessárias pelo menos três horas para os mesmos 100 metros, para depois receber a capa asfáltica. As recuperadas terão vida útil de 10 anos, período superior ao antipó, que dura apenas três anos.

Por causa das chuvas, as obras de manutenção de asfalto de Curitiba estão paradas. O secretário municipal de Obras Públicas, Mario Tookuni, garante que com o fim das chuvas, serão feitos mutirões de recuperação de ruas na cidade.

continua após a publicidade