Ruas de acesso à Arena terão mais iluminação

A Prefeitura de Curitiba planeja criar corredores de iluminação nas ruas de acesso ao estádio oficial da Copa de 2014, a Arena da Baixada. Luzes de cor branca vão iluminar o entorno do estádio, para dar mais segurança aos torcedores que forem ver os jogos.

O modelo vai seguir o padrão da Fifa, permitindo melhor visibilidade das imagens nas câmeras de segurança que serão instaladas no entorno do estádio, a pedido da Federação.

“Curitiba já está estudando um projeto especial para a iluminação, que vai melhorar a segurança no trajeto ao estádio, incluindo áreas de grande circulação e acesso ao transporte público”, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Mario Tookuni.

O novo modelo de iluminação foi discutido nesta quarta-feira (24) no Rio de Janeiro, em encontro com representantes das cidades-sede da Copa no Brasil, promovido pela Fifa e Ministério dos Esportes.

O diretor de Iluminação da Prefeitura de Curitiba, Ivan Martins, conta que as cidades-sede e empresas da área de iluminação discutiram modelos e tecnologias para iluminar estádios e espaços públicos. “Os sistemas apresentados são similares aos que já são usados em Curitiba e seguem o padrão do plano diretor de iluminação, em elaboração pela Prefeitura”, disse.

Martins explica que a intenção da Prefeitura é antecipar a melhoria na iluminação, que acontecerão nos próximos três anos. Por isto, estes corredores poderão funcionar antes de 2014. “Iluminações de cor branca, feita com lâmpadas de vapor metálico, já estão sendo usadas em terminais de ônibus para dar mais segurança aos passageiros e permitir melhor identificação de câmeras de segurança”, afirmou.

Apesar de seguir um modelo similar ao curitibano, o diretor de Iluminação afirma que o sistema da Fifa usa algumas tecnologias diferenciadas. Por isto, ele acredita haverá uma troca de tecnologia de equipamentos, como lâmpadas, luminárias e outros sistemas luminosos. “Cada vez mais a tecnologia tem ajudado em alcançar melhor eficiência na iluminação pública”, disse..