O trabalhador curitibano conta com uma rede de apoio que garante informação, capacitação e encaminhamento ao emprego, e programas da Fundação de Ação Social (FAS), da Agência Curitiba de Desenvolvimento e da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego. O apoio começa nas Ruas da Cidadania, onde o candidato pode fazer a Carteira de Trabalho. Em quatro anos, foram emitidas mais de 40 mil carteiras de trabalho nas Ruas da Cidadania.
Em busca do primeiro emprego, o estudante de administração de empresas William Vinícius Garcia, 18 anos, e o estudante de arquitetura Fábio Kussym, 19 anos, fizeram a Carteiras de Trabalho neste mês na Rua da Cidadania do Boqueirão. O primeiro está encaminhado para o emprego em uma agência bancária.
Fábio, que tem uma banda com mais cinco amigos, trabalha informalmente desde os 17 anos, tocando em eventos e bares da cidade. “No segundo semestre vou começar um estágio na minha área, arquitetura, e para isso precisarei da carteira de trabalho. Acho também que o documento nos dá mais garantias”, afirma.
Serviço:
Carteiras de trabalho podem ser feitas nos Centros de Referência ao Trabalhador da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, que funcionam nas Ruas da Cidadania, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.