A rua Tenente Francisco Ferreira de Souza, que vai da Linha Verde, no Hauer, ao Boqueirão, é a mais nova via rápida da cidade. Depois de ganhar mais 600 metros de extensão e nova pavimentação, drenagem e iluminação, a Tenente Francisco – agora com três pistas – tem sentido único de trânsito da Linha Verde, no Hauer, até a Coronel Luiz José dos Santos, no Boqueirão.
Paralela à avenida Marechal Floriano Peixoto e à rua Anne Frank, que liga o Boqueirão ao Hauer, a Tenente Francisco integra o trinário da Marechal, sistema de tráfego em sentido único em ruas paralelas a avenidas por onde passam as canaletas dos ônibus.
A partir da implantação da Linha Verde, no ano passado, e da reforma a ampliação tanto da Tenente Francisco como da Anne Frank, motoristas que estão no Boqueirão podem se deslocar até a região central em mão única e sem passar pelo viaduto do Hauer.
Da mesma forma, agora é possível sair da praça Zacarias, no centro, e chegar até o Boqueirão em linha reta e em mão única. É que a rua Desembargador Westphalen, que começa na praça Zacarias, foi ligada à Tenente Francisco, na Linha Verde, funcionando como mais um ponto de integração da cidade.
A implantação desta ligação entre bairros antes separados pela BR 116 começou em 2007 com a ampliação em 700 metros da rua Anne Frank, que terminava na Eduardo Polak, a duas quadras da antiga BR, no Hauer. A prefeitura ampliou a extensão da Anne Frank que agora se liga, na Linha Verde, à Aluizio Finzetto, via rápida do Prado Velho em direção à região central. Com isso é possível seguir das proximidades do Zoológico, no Boqueirão, ao bairro Rebouças, em mão única e em linha reta.
O caminho de volta, Centro para o Boqueirão,também em linha reta e em mão única foi possível com o prolongamento da rua Desembargador Westphalen que foi ligada à Escritora Lourdes Strozzi, perto da Leroy Merlin, na Linha Verde. Do outro lado, onde não havia rua, foi aberta a extensão em 600 metros da Tenente Francisco que passou a ser quase uma continuação da Strozzi e Westphalen permitindo que o motorista se desloque, sem atravessar o viaduto do Hauer, do centro até a rua Waldemar Loureiro de Campos, perto do quartel do Boqueirão.
A Waldemar Loureiro, também reformada pela Prefeitura, é uma das principais ligações dos bairros Boqueirão e Xaxim e, na ponta, liga-se ao binário São Pedro, ponto de ligação entre os bairros Xaxim, de um lado da Linha Verde, e Pinheirinho e Capão Raso, de outro.