Um total de 353 novas vagas do Estacionamento Regulamentado (EstaR), para ocupação rotativa de vagas durante até duas horas, vão ser criadas ao longo da rua Padre Anchieta, nos dois sentidos, no trecho entre a rua Jerônimo Durski, onde está o Terminal Campina do Siqueira, e a rua Presidente Taunay.
O trabalho de implantação está sendo feito pela Diretoria de Trânsito (Diretran), da Urbs – Urbanização de Curitiba S/A e ficará pronto nos próximos dias, por isso o motorista deve ficar atento à nova sinalização que será instalada e à orientação dos agentes de trânsito.
O objetivo é garantir a rotatividade de veículos que circulam e estacionam pela via. Além dessas 353 vagas para veículos, o trecho contará ainda com outra cinco vagas exclusivas para carga e descarga, 16 para idosos e três ara motocicletas, totalizando 389 vagas.
Atualmente, já existe o EstaR na rua Padre Anchieta, no trecho entre as ruas Marechal José Bernardino Bormann e Capitão Souza Franco. Em toda a cidade o EstaR já foi implantado em cem ruas, e além das vagas a serem criadas, já existem outras 8.345. Desse total, 6.796 são vagas que permitem estacionamento de até duas horas. As demais são para uma e três horas, além de carga e descarga, para idosos, deficientes e motos.
A sinalização horizontal e vertical, composta por pintura de faixas para estacionamento e placas de regulamentação com o tempo de parada, tanto para veículos de passeio como para carga e descarga começa a ser executada nesta terça-feira (31), pela equipe da Diretran, e deverá estar concluída em cerca de dez dias.
“O Estacionamento Regulamentado é um instrumento democrático que permite a todos que dirigem o mesmo direito de estacionar em vagas de ruas movimentadas, onde a rotatividade é essencial para um tráfego seguro, permitindo simultaneamente a todos os motoristas acessar os serviços urbanos de forma fácil e igualitária”, diz a diretora de Trânsito da Urbs, Rosangela Battistella.
Após o término dos trabalhos de implantação da sinalização, durante uma semana os agentes da Diretran orientarão os motoristas quanto às mudanças, só então iniciando a cobrança do EstaR nas vagas que podem ser ocupadas por até duas horas, mediante a colocação do cartão tipo “raspadinha”, devidamente preenchido, no painel.
Atualmente existem cem ruas da cidade dispondo de 8.345 vagas pagantes do EstaR. Desse total, 6.796 são vagas que permitem estacionamento de até duas horas, distribuídas na área central, Portão, Água Verde, Bigorrilho, Portão, São Francisco e Rebouças.