Na semana passada, a equipe de reportagem de O Estado esteve na Rua Coronel Joaquim Monteiro de Carvalho, no Boqueirão, em Curitiba, e relatou os problemas enfrentados pelos moradores por conta da má qualidade do asfalto na via. Na ocasião, a prefeitura de Curitiba garantiu que, até ontem, todos os buracos estariam tapados. Foi o que aconteceu.
Para o morador Basílio Volanski, que mora há mais de 30 anos no local, a espera pela revitalização valeu a pena. “A atuação da prefeitura deu uma boa melhorada em frente à minha casa. Os buracos não existem mais. Sabemos que a resposta para nossas ligações ao 156 demoraram, mas vieram a calhar”, afirma o aposentado, que reclamou para a equipe de O Estado na última semana.
Para o vizinho de Volanski, Joaquim Manoel de Souza, além da melhoria no asfalto, as reclamações para a administração lhe renderam calçadas novas. “Finalmente nosso apelo foi atendido. Estamos contentes com o asfalto e também com a calçada e meio-fio novos. Agora posso entrar com o carro na garagem sem problemas”, compartilha.
Antes das obras, moradores do trecho problemático da Rua Coronel Joaquim Monteiro de Carvalho enfrentavam os buracos, falta de calçadas e muita poeira. Na ocasião, eles reclamavam da demora pelo atendimento das reclamações feitas por meio do telefone 156.
O trecho esburacado da via começava na ligação com a Rua Eduardo Pinto da Rocha. Logo após a primeira quadra, os buracos terminavam. “Me sinto totalmente ilhado num bairro onde a qualidade da maioria das vias é muito boa”, chegou a afirmar Volanski na semana passada, antes da recuperação.
Melhorias
Por meio da Regional do Boqueirão, a prefeitura de Curitiba está revitalizando outras 27 ruas em cinco bairros próximos. A Rua Tenente Francisco Ferreira de Souza, por exemplo, recebeu recentemente pavimento numa extensão de 1.341 metros, entre a Travessa Irmã Borlet e a Rua Coronel Luiz José dos Santos.