Moradores do Jardim Pinheiro, no bairro Santa Felicidade, em Curitiba, reclamam do intenso tráfego de veículos na Rua Renascença, localizada no conjunto residencial Vila D?Oro, desde o final do ano passado, quando foi aberto o Contorno Norte. Ontem, eles fecharam a rua para protestar.
"A Renascença é uma rua totalmente residencial. Porém, nos últimos meses, vem sendo utilizada como via de acesso ao contorno. Os moradores estão desesperados, pois já não agüentam mais caminhões passando em frente a suas casas no meio da madrugada. Ninguém mais consegue dormir", comenta o jornalista Odaílson Spada. A dona-de-casa Izulina Ferreira Guete, conta que os veículos de passeio também têm passado pela rua em altíssima velocidade, colocando em risco a vida de todos. Outro transtorno gerado pelo tráfego intenso são as rachaduras no piso e paredes de grande parte das residências da rua.
Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), responsável pela obra, o problema do trânsito nas ruas próximas é de competência da Prefeitura de Curitiba. Mas informou também que irá promover uma reunião com a administração da cidade para estudar possibilidades de solução. O Departamento de Trânsito de Curitiba (Diretran) disse que espera o contato do DER para que possam chegar a uma solução para o local.