RPC TV e Instituto GRPCom divulgam vencedores do ‘Televisando o Futuro’

A RPC TV, afiliada da Rede Globo no Paraná, em parceria com o Instituto GRPCOM, ambas empresas do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), revelaram na tarde desta quinta-feira (28/06), por videoconferência com as sete emissoras da RPC TV no Estado envolvidas no projeto, a premiação dos melhores trabalhos da etapa estadual do concurso cultural ‘Televisando o Futuro 2012’. Neste ano, o projeto contou com a participação de mais de mil escolas, envolvendo 4.181 professores e mais de 200 mil estudantes. O tema central foi “Cultura da Paz” que foi desdobrado em outros assuntos como: combate à violência, bullying, respeito e convivência em sociedade foram abordados e explorados com atividades teóricas e práticas.

Ao todo, foram recebidos mais de três mil trabalhos em cinco categorias do projeto: ilustrador-mirim, cartunista-mirim, redator júnior, repórter teen e professor transformador. Os trabalhos foram avaliados por acadêmicos e profissionais de educação e comunicação, que selecionaram os melhores por cidade e regional. Na etapa estadual, apenas os primeiros colocados em cada categoria nas regionais concorreram.

Depois de quatro meses de preparação entre discussão, aprofundamento e produção dos materiais para o concurso, a expectativa e o empenho dos participantes foi recompensado. Além de troféu, os alunos premiados ganharam um computador ‘tudo em um’ com tela sensível ao toque, e o professor levou para casa uma TV de LED de 42’’.

O Televisando o Futuro é um projeto de educomunicação desenvolvido pela emissora em conjunto com o Instituto GRPCOM, que coloca o potencial da mídia a serviço da educação por meio de matérias especiais exibidas nos telejornais da RPC TV. O objetivo é estimular a reflexão e a mudança de atitudes a partir da discussão de temas relevantes para a sociedade, que tem como conseqüência, a formação de cidadãos mais críticos e conscientes de suas responsabilidades.

Lançado em 2008 em Foz do Iguaçu, O Televisando o Futuro é desenvolvido pela RPC TV e pelo Instituto GRPCOM em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Instituições de Ensino Superior.

Os municípios que participaram do projeto são: Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Pato Branco, Francisco Beltrão, Cascavel, Marechal C. Rondom, Corbélia, Guaíra, Toledo, Paranavaí, Cianorte, Umuarama, Nova Esperança, Goioerê, Loanda, Londrina, Apucarana, Cambé, Arapongas, Cornélio Procópio, Ponta Grossa, Castro, Carambeí, Tibagi, Telêmaco Borba, Palmeira, Guarapuava, Laranjeiras Do Sul, União da Vitória, Irati, Pinhão, Maringá, Ivatuba, Campo Mourão, Marialva , Mandaguari, Sarandi.

Confira os vencedores por categoria:

Ilustrador Mirim

O grande vencedor na categoria Ilustrador Mirim foi o aluno João Victor Borcoski , 5 anos, da Escola Municipal Pedro Gross Filho, da cidade de Palmeira. Com a ilustração intitulada “A Paz em todos os lugares”, o aluno do primeiro ano do ensino fundamental criou uma sociedade onde motoristas respeitam pedestres, crianças brincam e vão à escola e o meio ambiente é bem cuidado.

Cartunista Mirim

Na categoria Cartunista Mirim, o vencedor estadual foi Matheus Rafael Trentini , 9 anos, da Escola Municipal José Lorenzoni, de Medianeira. Com o cartoon intitulado “Juntos construímos a Paz”, o estudante do quarto ano do ensino fundamental ressalta a construção coletiva da Paz.

Redator Júnior

E o prêmio da categoria Redator Júnior foi para a aluna Amanda Gabrieli Godoy Rios , 11 anos, da Escola Municipal Jadir Dutra de Souza, da cidade de Londrina. A aluna escreveu a redação “Em busca da Paz”. Segundo ela, “a Paz não surge no ar, ela vem de dentro de nós. Cada um precisa fazer sua parte contra as coisas que tiram a nossa Paz”.<,/p>

 Repórter Teen

Na categoria Repórter Teen, o prêmio foi para a aluna Sarah Possamai Kons, 14 anos, do Colégio Estadual Doutor João Cândido Ferreira, de Toledo. A estudante fez uma genuína reportagem televisiva – com entrevistas, GC com nome dos entrevistados e edição – tudo isso no colégio onde estuda. Na reportagem, Sarah que mostra que gentileza e respeito podem melhorar a vida de todos.

 Professor Transformador

O prêmio de professor transformador foi para Danielli Taques Colman, da Escola Municipal Padre José Bugatti, de Ponta Grossa. A professora desenvolveu, por meio de reportagens da RPC TV, um projeto de construção da Paz – com atividades variadas, mesclando teoria em sala de aula e intervenções práticas na comunidade escolar. Os pontos que se destacaram em seu trabalho foram a transdisciplinaridade e a qualidade dos registros

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo