Inaugurada no ano passado, a nova rotatória da Avenida Cândido Hartmann, que fica localizada na altura do Parque Barigui, tem gerado mais transtorno do que soluções para os motoristas que passam pelo local diariamente. No início da manhã, quando o tráfego é intenso no sentido Centro, os veículos que deixam os bairros de Santa Felicidade, São Braz, Santo Inácio e Cascatinha encaram longos engarrafamentos causados pela nova estrutura da via.
Segundo os motoristas, a rotatória foi construída para dar mais fluidez no trânsito da Cândido Hartmann e facilta a entrada de veículos para o Parque Barigui. No entanto, de acordo com quem passa pelo trecho, a estrutura teve o efeito o contrário. “É a única rotatória que eu conheço que não funciona. Ela só funciona para o sentido que tem menos trânsito. Se você está no lado errado, onde tem mais movimento, vai acabar entrando num baita engarrafamento”, afirma o engenheiro civil Pedro Henrique Loureiro, que passa pelo local diariamente para ir e voltar do trabalho.
A estudante de direito Patrícia Medeiros também precisa passar pela rotatória todos os dias. Ela conta que já se acostumou a chegar atrasada nas aulas. “É muito raro eu chegar no horário para a primeira aula. E não sou só eu. Vários colegas e até os professores também chegam fora do horário por causa da rotatória, que ficou bonita, mas pouco prática”, reclama.
De acordo com Maria de Paula, que mora próximo à rotatória, a vizinhança já entrou em contato com a prefeitura diversas vezes, mas até agora nada foi feito para diminuir o problema. “Já ligamos para o 156 e nada aconteceu. É o único caminho para não pegar a BR-277, que além de ser fora de mão, está sempre congestionada. Mas depois da rotatória ficou impossível. Não dá para acreditar na fila que se forma na Cândido Hartmann. Isso não acontecia antes, é um absurdo”, diz.
Tartarugas serão trocadas
A Setran já identificou que o trânsito fica lento no local em alguns horários de pico. Uma ação que será feita e que deverá favorecer quem vem do São Braz, aumentando a fluidez do trânsito, é a troca de local das tartarugas (usadas para diminuir a velocidade dos carros), que atualmente ficam na pista sentido Bigorrilho, antes da rotatória, e que irão passar para a pista sentido São Braz, também antes da rotatória. Ainda não há uma data definida para esta mudança, mas a Setran diz que será em breve.