A Rota dos Tropeiros representa a união entre a natureza, a cultura e a história dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Para fortalecer essa integração, a Agência de Desenvolvimento da Rota dos Tropeiros e a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), ambas do Paraná, realizam o termo de cessão da marca Rota dos Tropeiros ao Consórcio de Desenvolvimento Sustentável dos Campos de Cima da Serra (Condesus), do Estado gaúcho.

continua após a publicidade

A formalização do uso da marca será realizada nesta terça-feira (26) às 10h, na Associação dos Municípios dos Campos Gerais, Rua Coronel Dulcídio, nº 9, em Ponta Grossa, Paraná. Representantes do Sebrae no Rio Grande do Sul, do Sebrae no Paraná e da Secretaria de Turismo do Paraná também participam do evento.

A assinatura do uso de cessão, segundo a supervisora regional do Sebrae Serra Gaúcha, Andréa Balbinot, objetiva unificar a Rota dos Tropeiros, consolidando a marca como um produto turístico qualificado nos dois estados. “Historicamente a rota tem como marco inicial o Rio Grande do Sul. Diante de sua importância histórica, que demarca o desenvolvimento de diversos municípios, o Sebrae/RS e as entidades parceiras vêm trabalhando há dois anos na formatação da Rota dos Tropeiros em solo gaúcho”, afirma.

A partir dessa formalização, conforme Andréa, estarão abertos os caminhos para uma integração que poderá gerar muitos benefícios aos gaúchos, por meio de maior visibilidade do roteiro, e do fortalecimento das micro e pequenas empresas integrantes do projeto turístico.

continua após a publicidade

A secretária-executiva do Condesus, Daniela Ligabue, lembra que a parceria chega em um momento muito oportuno, no qual os integrantes do roteiro planejam o lançamento do produto turístico do Rio Grande do Sul. A oficialização da Rota dos Tropeiros está prevista para o mês de novembro, durante a realização do Festival de Turismo de Gramado, na Serra Gaúcha.

“Na ocasião, deveremos apresentar a marca unificada do roteiro, agregando as ações entre os estados vizinhos”, explica. O processo de aproximação entre os produtos turísticos já contemplou, segundo Daniela, a troca de experiências entre empresas gaúchas e paranaenses, por meio de visitas aos roteiros homônimos.

continua após a publicidade

A Rota dos Tropeiros busca resgatar a história do grupo de comerciantes que partia do Rio Grande do Sul para vender mulas e outros produtos em São Paulo e no Rio de Janeiro, na época do Brasil Colônia. O roteiro integra, no Estado gaúcho, 68 empreendimentos dos municípios de Vacaria, Cambará do Sul, São José dos Ausentes, São Francisco de Paula, Bom Jesus e Jaquirana na região dos Campos de Cima da Serra.

O objetivo é aproveitar as belezas naturais e culturais da região, oferecendo quatro opções de turismo aos visitantes: rural, cultural, de aventura e ecoturismo. A paisagem é composta por cânions, rios, cachoeiras de águas cristalinas, fazendas históricas e trilhas, entre outros atrativos. Atualmente, o nome Rota dos Tropeiros também é utilizado em produtos turísticos no Paraná e em Santa Catarina.

O Projeto de Desenvolvimento da Rota Turística dos Campos de Cima da Serra objetiva ampliar o número de clientes nas empresas consolidando a região como atrativo turístico. Suas ações são voltadas para micro e pequenas empresas de hospedagem, gastronomia, entretenimento, agências de turismo e propriedades rurais dos Campos de Cima da Serra (Bom Jesus, Cambará do Sul, Jaquirana, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes e Vacaria).

As ações estratégicas do projeto são: fomentar o desenvolvimento e o crescimento sócio-econômico da região por meio do Turismo; diversificar a procedência dos turistas, ampliando e consolidando os mercados emissores; aumentar a competitividade; e melhorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelas micro e pequenas empresas turísticas da região, entre outros.