O Astrônomo, físico e diretor do Observatório Nacional do Rio de Janeiro, Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, fará hoje, durante o 32.º Congresso Brasileiro de Ufologia Científica, em Curitiba, às 9h, uma palestra sobre o escritor francês Júlio Verne, e sua importância para o desenvolvimento da cultura científica no mundo.
Autor de dezenas de livros, entre eles o Dicionário de Astronomia e Astronáutica, Mourão ressalta que Verne, além da contribuição para a ficção científica, foi imprescindível para a formação de cientistas que mudaram o mundo, como o alemão Wernher von Braun, criador dos foguetes.
?Verne é responsável tanto pela criação do romance científico, como fez com 20 Mil Léguas Submarinas, quanto pelo romance geográfico, personificado por A Jangada, onde relata uma viagem que fez do Peru até a foz do Amazonas?, diz Mourão.
Serviço: O tema do congresso desse ano é A ciência face aos Ets. O evento acontece no auditório do Victoria Ville Hotel, na Avenida 7 de Setembro, 2448. Mais informações pelo telefone (41) 3324-0805.