O rompimento de uma adutora da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), que liga o reservatório do Alto da XV ao do Bacacheri, deixou aproximadamente 110 mil pessoas sem abastecimento de água, ontem, em Curitiba e Colombo. A expectativa da empresa é que o fornecimento seja normalizado hoje pela manhã.
De acordo com o gerente de produção da Sanepar para Curitiba e Região Metropolitana, Paulo Raffo, a explicação mais plausível para o problema é o vencimento da vida útil da tubulação de ferro fundido. ?Aquela instalação tem mais ou menos 50 anos de uso. Com toda a pressão que ela recebe, chega um momento que o material acaba apresentando fadiga?, afirmou.
O rompimento, que aconteceu na Avenida Nossa Senhora da Luz, próximo à Praça das Nações, deixou a região norte da capital sem água, afetando os bairros Bacacheri, Boa Vista, Abranches, Ahu, Atuba, Barreirinha, Cabral, Centro Cívico, Santa Cândida, São Lourenço, Tingüi, além de parte de Colombo.
Segundo o gerente, os trabalhos para reparar a adutora deveriam ficar prontos ainda ontem. ?É um trabalho lento, porque, antes de iniciar o conserto, é necessário escoar toda a água que está dentro da tubulação, que é longa?, explicou.
A ligação entre os reservatórios do Alto da XV e Bacacheri é feita por duas adutoras, uma de 450 mm, que rompeu, e outra de 700 mm de diâmetro interno, ambas interligadas com capacidade total para escoar 600 litros de água tratada por segundo. ?Uma de nossas ações vai ser isolar o rompimento, para poder utilizar o cano maior para efetuar a ligação entre os reservatórios?, concluiu.
No dia 26 de julho, um acidente nas obras da Linha Verde deixou quase 200 mil pessoas sem água na região sul de Curitiba. O problema ocorreu quando uma máquina da Prefeitura atingiu uma adutora de grande porte, responsável pela ligação do reservatório da empresa no Portão. Na ocasião, 14 bairros e vilas ficaram sem fornecimento de água durante a noite e madrugada.
Aviso
Cerca de 77 mil pessoas de São José dos Pinhais vão ficar sem água em boa parte de amanhã. De acordo com a Sanepar, serão realizadas obras para garantir o abastecimento ao município. As melhorias devem ser executadas a partir das 8h e a normalização do fornecimento está prevista para as 18h. Os bairros atingidos são Academia, Afonso Pena, Águas Belas, Aristocrata, Aviação, Barro Preto, Borda do Campo, Centro, Costeira, Cruzeiro, Del Rey, Guatupê, Iná, Jurema, Libanópolis, Ouro Fino, Quississana, Rio Pequeno e Roseira (Planta Roseli, Santana).
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)