Em cima do laço

Rodoviária de Curitiba é entregue com capacidade ampliada

A Prefeitura de Curitiba entregou na manhã desta segunda-feira (2) a reforma finalizada da rodoviária da capital. O terminal teve a capacidade de operação ampliada de 40 mil para 50 mil embarques por dia, e ainda tem uma nova plataforma exclusiva para desembarques. De acordo com a prefeitura, a capacidade operacional da rodoviária foi ampliada em 20%.

Mas o novo acesso ao terminal ainda não está pronto. Segundo a própria prefeitura, 96% dos trabalhos estão finalizados e resta apenas a conclusão da sinalização e, em alguns pequenos trechos, o calçamento. Com extensão de 1,3 quilômetro, a via vai desafogar o trânsito naquela região, diminuindo o fluxo de ônibus na Presidente Affonso Camargo e também nos viadutos do Colorado e do Capanema (Avenida Prefeito Omar Sabag).

A obra iniciada em fevereiro deste ano será entregue até 12 de junho, quatro dias antes da primeira partida do Mundial em Curitiba. A nova via terá trecho exclusivo, partindo da ligação da Avenida das Torres com a Avenida Dario Lopes dos Santos, nos fundos da Rodoferroviária. A partir dali foi construído um trajeto que utiliza uma das vias da própria Avenida Dario Lopes dos Santos (em sentido contrário), entra na Rua Conselheiro Laurindo (que foi alargada e terá tráfego compartilhado ente carros e ônibus), segue pela Avenida Silva Jardim até o novo acesso de ônibus à rodoviária, o que evitará que os ônibus cheguem até a Avenida Presidente Affonso Camargo.

Modernização

Com as obras, a Rodoviária de Curitiba passa a ser um terminal moderno, com mais conforto, segurança e agilidade na operação. Agora, os usuários dispõem de quatro conjuntos de escadas rolantes e quatro elevadores, com portas que abrem para os dois lados, facilitando entrada e saída de usuários de cadeira de rodas e pessoas com muita bagagem. Dos 16 sanitários, 12 têm acessibilidade e estão instalados em áreas de fácil acesso.  As passarelas que fazem a ligação do piso superior dos dois blocos ganharam iluminação e teto mais alto. Uma delas agora conta com plataforma elevatória com cabine, permitindo que o usuário de cadeira de rodas acesse a passarela, o que antes só era feito por escada.

Quem vai embarcar ganhou segurança e agilidade. As salas de embarque têm acesso controlado eletronicamente, em catracas que registram a passagem e os dados dos viajantes. Com isso, acabam as aglomerações que se formavam ao longo do antigo corredor, agilizando a operação de embarque e dando mais segurança aos passageiros.

Maior capacidade

Na média a Rodoviária registra 10 mil embarques por dia, número que sobe para até 40 mil em épocas de feriados, final de ano e carnaval.

Com a reforma, no desembarque a capacidade passa a ser de oito ônibus a mais a cada 15 minutos. Agora a Rodoviária tem oito plataformas exclusivas para desembarque, não sendo mais necessário dividir o espaço – e o tempo – com os ônibus de embarque. A implantação da nova ala de desembarque liberou as 50 plataformas já existentes para embarque, garantindo mais agilidade na operação.

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