A Autopista Planalto Sul, concessionária que administra o trecho Curitiba até a Divisa SC/RS, informa que no km 116,5 vai ser implantado um desvio para o início das obras do acesso ao Distrito Industrial.
O motorista que entrava no bairro pela rua Hasdrúbal Bellegard vai entrar pela rua Roberto Ozório de Almeida, na Cidade Industrial de Curitiba. O desvio não vai aumentar o percurso pois foi feita uma pista nova, paralela, onde era o canteiro da pista norte. O bloqueio começa no km 117,2 e a obra vai durar aproximadamente dez meses.
Duplicação
Serão 25,4 km de obras, do km 117,3, em Curitiba, até o km 142,70 em Mandirituba, e a previsão é a de que as obras sejam concluídas até fevereiro de 2016.
O trecho Curitiba – Fazenda Rio Grande deve estar pronto em fevereiro de 2013. O km 116,5 terá o Viaduto do Distrito Industrial e no km 117,7 será construído o Trevo da Vila Pompéia e vai ser implantada uma ponte sobre o Rio Iguaçu no km 124,2.
A APS está investindo em outras obras de segurança, que não estavam previstas no contrato de concessão, como a passarela de Mandirituba, a ser implantada até o final de 2012.
Além disso, os recursos estão sendo empregados também em reforço da sinalização, recuperação das vias e implantação de radares, para oferecer maior segurança para o usuário e para o pedestre.
A APS esclarece que desde a implantação da concessão em 2008,vem trabalhando em conjunto com a Agência Nacional de Transportes Terrestres, ANTT, e que suas ações são pautadas pelo Programa de Exploração da Rodovia – PER. As obras não previstas em contrato e executadas pela APS, são feitas visando o bem estar de todos os usuários da rodovia.