Rodízio no racionamento pode sofrer alteração

O rodízio no racionamento pode sofrer mudanças, ainda hoje, aliviando o problema de falta de água em Curitiba e região metropolitana (RMC). O volume de chuva que havia atingido a estação de medição da Sanepar, em Piraquara, já era de 26,9 milímetros ao meio-dia de ontem. A precipitação garantiu um aumento de 12 centímetros de água na barragem Piraquara 1, e 4 centímetros na barragem do Iraí. Segundo informações da Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento (Suderhsa), a vazão do Rio Iguaçu, principal afluente que serve as duas barragens, havia aumentado de 4,42 m3/s para 11,50 m3/s.

Uma nova medição do volume de chuva será feita na manhã de hoje, quando a Sanepar pode se pronunciar sobre a suspensão temporária do sistema de rodízio, em funcionamento desde o dia 4 de agosto. Há duas semanas, quando choveu de modo significativo por dois dias, houve uma rápida interrupção no rodízio, graças à possibilidade de utilização da água retida na bacia incremental, formada por rios, cavas e barragens particulares.

Na ocasião, foi possível fechar por dois dias as comportas das barragens de Piraquara e Iraí, com um volume de chuva de 28 milímetros. Como ontem ao meio-dia a medição já estava próxima disso, a tese de que o rodízio pode ser mais uma vez suspenso tende a ser confirmada.

Segundo o gerente para Curitiba e Região Metropolitana, Antonio Gerardi, seria necessário ao menos mais 24 horas de chuva da mesma intensidade de ontem para que houvessem mudanças. ?Já registramos um aumento na bacia incremental, mas ainda é pouco. Se houver alteração significativa, a população será avisada sobre eventuais decisões que venham a ser tomadas sobre a suspensão temporária do rodízio?, enfatiza Gerardi.

Ele explica que a referência para suspender temporariamente o rodízio é o nível da comporta no canal extravasor. Somente quando a água começar a passar por cima da comporta será possível voltar a abastecer todas as regiões da RMC ao mesmo tempo. Por enquanto, foi possível suspender o bombeamento da água das cavas e as barragens – particulares e da Sanepar.

Previsão

Se depender da informação do Instituto Tecnológico Simepar, a meta das 24 horas será cumprida, já que eram previstas chuvas na madrugada e na manhã de hoje. Até o final da tarde de ontem, em outras regiões, já havia chovido 40 milímetros, como era o caso da cidade de Cândido de Abreu, no centro do Paraná.

Apesar do alento para o sistema de abastecimento, a chuva trouxe o incômodo do frio. Em Curitiba, a temperatura mínima ficou em 12,8 ºC e a máxima, em 16 ºC.

Defesa Civil

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou ontem alertas para as defesas civis do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná a fim de prevenir sobre a ocorrência, entre hoje e amanhã, de chuva forte, raios, ventos, baixa temperatura e mar agitado. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo