Caçadores de Notícias

RMC tem centro de treino para arco e flecha

A poucos quilômetros do Centro de Curitiba é possível ter acesso e praticar um dos esportes mais antigos do mundo: o arco e flecha. Em Piraquara, um centro exclusivamente dedicado à atividade se tornou referência entre os praticantes e vem chamando a atenção de curiosos, que antes apenas acompanhavam a prática na televisão, durante as raras transmissões nos jogos olímpicos, e agora podem ter contato direto com o esporte.

A estudante Renata Lazinski Silva, de apenas 16 anos, começou a praticar a modalidade há pouco mais de duas semanas. Ela conta que sempre teve curiosidade em relação ao esporte. “Quando eu era criança, entrava em lojas de brinquedos e a primeira coisa que eu ia pegar era o arco e flecha, que normalmente era tipo de índio”, lembra.

Ela chegou ao Centro de Arco e Flecha Yellow Ball através de uma placa na rua. “Eu moro aqui em Piraquara, perto do local de treino. Falei para o meu pai que queria experimentar o esporte e vim”, diz Renata. Apesar do pouco tempo de prática, ela já demonstra afinidade com o equipamento e tem a mira apurada. “É um esporte muito prazeroso de praticar, que trabalha principalmente a postura e a concentração”, ressalta a arqueira.

Lineu Filho
Modalidade melhora corpo, concentração e respiração. Veja na galeria de fotos e no vídeo o treinamento de arco e flecha.

Um dos instrutores da academia é Helder Chin, atleta que já que disputou diversas competições nacionais e internacionais de arco e flecha. Ele afirma que a ideia de criar um centro de treinamentos e prática dedicado apenas à modalidade surgiu a partir de uma necessidade. “Curitiba e região não tinham um lugar específico para praticar o esporte. Normalmente dividíamos espaço em canchas de futebol de salão. Então decidiu-se investir aqui para criar o primeiro centro exclusivo para o esporte e hoje estamos atraindo mais praticantes. Como temos espaço para a prática em ambiente fechado e também aberto, o local até se tornou sede de torneios e de treinos da Federação Paranaense de Arco e Flecha”, explica.

Ajuda no dia a dia

Atualmente, o Yellow Ball recebe todos os meses cerca de 400 praticantes, entre arqueiros mais experientes e iniciantes. “Quem vem conhecer o esporte acaba gostando. É um esporte que trabalha muito o lado do psicológico, como a concentração e foco, além da respiração, que é muito trabalhada durante os tiros”, explica Chin. “Eu aconselho a todos a vir praticar o arco e flecha. Você aprende a controlar melhor seu corpo, sua concentração e respiração. E isso ajuda no dia a dia. Além disso, a sensação de acertar o alvo é muito boa”, completa Renata.

Yellow Ball

R. Isidoro Canestraro, 111
Piraquara – PR
(41) 3667-4444

Veja na galeria de fotos e no vídeo o treinamento de arco e flecha.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna