Os ratos e o fedor do rio são parte dos problemas que a diarista Sueli Domingues Brizido enfrenta morando à beira do Rio Atuba, na Rua Três da Vila Miracema, em Colombo. A proximidade com o rio já fez com que alguns dos seus bens fossem carregados pelas águas, nas enchentes que assolaram o local ao longo dos 35 anos em que vive ali. Agora, ela teme que a casa seja levada por causa do acelerado processo de assoreamento do rio.

continua após a publicidade

“Já perdi geladeira, fogão e vários animais neste rio. São 35 anos esperando para viver num lugar melhor, quando chove nem durmo”, explica Sueli. Bombeiros já atestaram que o local está condenado. E mesmo sem o laudo, Sueli sabe do perigo de morar na região.

Gerson Klaina
Sueli: sempre alerta.

“Já deixei de cultivar a horta e ampliar a casa para não caírem no rio, pois as águas estão comendo o chão. Ainda tento criar galinhas, mas sempre alerta”, admite. A vizinha dela, Berenice Aparecida de Almeida, perdeu a cozinha e a lavanderia por causa do assoreamento. “Não tem o que fazer”, revela inconformada.

Mais problemas

continua após a publicidade

Sueli explica que nunca foi de se entregar. Contra os ratos, por exemplo, tem sua fiel cadela chamada Mimosa. “Ela caça melhor do que gato. Todo dia mata pelo menos um rato, mas não come. Depois recolho e jogo no lixo”. Sueli diz que alguns ratos são tão grandes quanto um gato, mas Mimosa não se intimida. “Ela protege minha família. Antes eu colocava veneno, mas sempre tive medo das crianças comerem pensando que é doce”, aponta.

Gerson Klaina
Berenice: perda de móveis.

Quanto ao fedor do rio, Sueli explica que deixa a casa toda fechada, mesmo em dias quentes. “O cheiro é insuportável, mas isso a gente consegue levar, o problema é se perdermos a casa para a força das águas”, prevê.

continua após a publicidade

Promessa de limpeza neste mês

A prefeitura de Colombo foi procurada pela reportagem e explicou em nota que a Secretaria de Obras e Viação tem cronograma de trabalho em todo o município, e a região da Rua Dois e Três da Vila Miracema devem receber os trabalhos de limpeza e desassoreamento para a prevenção de enchentes e alagamentos a partir da primeira quinzena deste mês. A assessoria também dispõe dois números que a população pode procurar a administração municipal para solicitar serviços e melhorias: 3656-8000 ou 3675-5900.

Gerson Klaina
Lixo atrai ratos que têm tamanho de gato. Proteção vem da cadela.