O Estado do Rio de Janeiro adotou a política do governo do Paraná ao aprovar lei que obriga a indústria e o comércio informar o uso de organismos geneticamente modificados na cadeia alimentícia. A legislação, sancionada pelo governador Sérgio Cabral, está em vigor desde a última quarta-feira (30), e prevê multas, tanto para a indústria como para o comércio, quando do não cumprimento das exigências de identificação de alimentos com transgênicos.

continua após a publicidade

Para Álvaro Rychuv, coordenador da Comissão Estadual de Fiscalização da Lei de Rotulagem, ?a decisão do governo fluminense demonstra que a política adotada pelo governo do Paraná á acertada, porque todo o cidadão tem o direito de ser informado sobre a composição dos alimentos que vai consumir, podendo então exercer a opção de escolha".

Já o engenheiro agrônomo Valdir Izidoro Silveira, presidente da Claspar, destaca que ?a posição do governador Roberto Requião em relação aos transgênicos identifica-se com as decisões anti-transgênicos adotadas na Europa, Leste Europeu e países asiáticos. É a política pública em defesa da saúde e do meio ambiente. É a linha política de resistência à intenção de domínio de nossa agricultura pelas multinacionais de sementes e agrotóxicos?.

continua após a publicidade