As fortes chuvas que caíram sábado em Nova Tebas, na região central do Estado, fizeram com que o Rio Corumbataí subisse 15 metros acima do nível normal, carregando dez pontes e obrigando pelo menos dez famílias a abandonarem as casas e se abrigarem com amigos e familiares.
Apesar dos estragos e do transtorno, apenas pessoas de uma família tiveram ferimentos nas mãos, pois tiveram de sair de casa segurando em um arame farpado. A prefeita Heloísa Ivaszek Jensen (PRTB) decretou estado de emergência no município.
Com cerca de 8,3 mil habitantes, Nova Tebas tem 70% da população em zona rural, onde houve muita destruição, principalmente de parreirais de uva e cultivo de hortaliças. “Ainda não tem como saber o prejuízo”, disse o secretário geral da prefeitura, Ronaldo Jensen.
Segundo ele, em três horas choveu 160 milímetros. Rapidamente, dez casas foram quase totalmente cobertas pelas águas. “Se tivesse acontecido de noite, teríamos mortes”, afirmou o secretário.
Em algumas localidades famílias ainda permaneciam isoladas, apesar de o rio estar baixando e de não chover desde ontem. A prefeitura estava reconstruindo as pontes a fim de restabelecer a comunicação.