O impasse a respeito do transporte escolar no interior está mais próximo de ser resolvido. Em reunião ontem, o governo se comprometeu a iniciar o repasse das verbas destinadas ao serviço ainda neste mês, conforme informação da Secretaria da Educação (Seed). Ao todo, R$ 80 milhões serão destinados para este fim. Os recursos serão pagos aos municípios em até quatro parcelas até outubro, dependendo dos valores devidos a cada um dos municípios.
A demora no repasse dos recursos causou transtornos em algumas cidades, principalmente em Foz do Iguaçu, onde o transporte escolar deixou de atender alunos da rede estadual de ensino. O motivo do atraso seria a elaboração da nova metodologia para definir os montantes destinados a cada um dos municípios. Para o presidente da Associação dos Municípios do Paraná, o prefeito de Piraquara, Gabriel Jorge Samaha, o Gabão (PPS), a demora poderia ter sido evitada.
Garantia
“Mesmo que a nova metodologia ainda estivesse em elaboração, o repasse poderia ter sido feito no início do ano, evitando que os prefeitos ficassem com a corda no pescoço”. Pelo menos para o próximo ano já temos essa garantia do governo”, comentou. Apesar de o atraso ter desagradado os municípios, isso não aconteceu com a nova metodologia. “A questão do transporte escolar era problema crônico, mas agora está começando a ser resolvido”, diz.