A situação saiu do controle na segunda-feira, quando um grupo de moradores ateou fogo em pneus para fechar o cruzamento da Avenida da Integração com a Rua Alberico Flores Bueno. O empresário Josiel Lopes, o Bocão, foi um dos idealizadores do protesto. Ele conta que a situação está atrapalhando a vida de moradores e comerciantes da região. “Não tem mais como ficar desse jeito. A poeira sobe e suja as casas e as lojas. A roupa limpa fica cheia de pó. Além do trânsito, que está uma bagunça, e com a avenida cheia de buraco fica perigoso transitar”, lamenta.
Gerson Klaina |
---|
Empresário Josiel está entre os manifestantes. Confira os transtornos no vídeo. |
O aposentado Antônio Thadeu Figueiredo de Souza, que faz parte do Conselho de Segurança do Bairro, também reclama dos transtornos causados pela obra. “Eu tenho criança pequena em casa e eles sofrem com essa quantidade absurda de poeira. Além disso, tem que limpar a casa todo o dia, pois o pó não dá trégua. Agora com esses dias chuvosos, alivia um pouco, mas no geral é muito ruim”, reclama.
Os vizinhos contam que as obras foram paralisadas totalmente na semana passada. “Nos outros trechos da Avenida da Integração a obra andou e está quase pronta. Aqui a coisa parou”, relata Seu Antônio. “Faz alguns dias que a empreiteira responsável pelo trecho retirou todas as máquinas e pessoal que estavam trabalhando e deixou do jeito que está. Por isso resolvemos nos manifestar. E se não acontecer nada, na próxima sexta, vamos fechar a avenida mais uma vez”, alerta Bocão.
Gerson Klaina |
---|
Ruas sem pavimentação nova, calçadas e meios-fios inacabados. Confira os transtornos no vídeo. |
Contradição entre órgãos
Gerson Klaina |
---|
Antônio faz parte do Conselho de Segurança. Confira os transtornos no vídeo. |
A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), órgão ligado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano, informou que as obras de revitalização da Avenida da Integração estão paradas a pedido da Sanepar, que solicitou ao órgão público algumas alterações no sistema de tubulações do local. “A Sanepar nos pediu essas melhorias e resolvemos optar por parar a obra para que eles (a Sanepar) pudessem realizar a intervenção antes da reforma ficar, pronta”, disse Haroldo Eustáquio da Silva, supervisor de obras da Comec.
No entanto, a Sanepar informou que não há nenhuma demanda de obras de melhorias na Avenida da Integração nos registros da empresa. A estatal também alegou que quem realiza este tipo de melhoria são os próprios responsáveis pela obra, neste caso a Comec, e que cabe à Sanepar apenas fiscalizar o andamento da reforma.
Confira os transtornos no vídeo.