O ano de 2007 será de muita comemoração no sudoeste do Paraná. É o cinqüentenário da Revolta dos Colonos, levante popular ocorrido na região, que culminou com a expulsão das grandes companhias agrícolas e garantiu a posse da terra aos pequenos proprietários que ocuparam a região. E para celebrar esse que é considerado o momento mais importante da história do sudoeste, uma grande programação está sendo preparada.

continua após a publicidade

?Será um ano dedicado a esse feito histórico, com a produção de documentários, uma revista e muito material sobre esse tema. Servirá para reforçar a identidade cultura do sudoeste do Paraná, reconstruindo sua memória?, disse o deputado federal Assis do Couto (PT), que apresentou uma emenda individual ao orçamento, destinando R$ 200 mil para um projeto comemorativo.

E o projeto ganhou apoios importantes. O Ministério da Cultura anunciou uma parceira com a Secretaria de Estado de Cultura, a Secretaria Nacional de Agricultura Familiar e as organizações da agricultura familiar da região. Segundo o ministério, é preciso resgatar os diferentes fatos históricos para podermos promover cada vez mais a descentralização da história do Brasil.

A Revolta dos Colonos é marcante por representar um dos maiores movimentos populares do País. Contrários à política de ocupação da região, que privilegiava as grandes empresas colonizadoras em detrimento do direito de posse das terras ocupadas historicamente por caboclos e pelos imigrantes de origem européia (em sua maioria vinda do Rio Grande do Sul e Santa Catarina), os posseiros da região organizaram o movimento e obtiveram a vitória em outubro de 1957. ?O sul do País, principalmente o Paraná, não é muito valorizado historicamente e culturalmente. Nem as escolas de nossa região contam essa história. Precisamos documentar isso o quanto antes, enquanto as pessoas envolvidas ainda estão vivas para contar essa história, para que nosso povo saiba valorizar sua cultura?, disse Assis, que destacou ainda que, além do valor histórico, educacional e cultural, a série de eventos também visa agregar potencial turístico à região. 

continua após a publicidade