A Prefeitura de Curitiba começou nesta terça-feira (3) as obras de revitalização da rua Riachuelo, no Centro da cidade. As equipes estão retirando a antigas calçadas em pedras portuguesas, preparando o solo para a colocação de novas tubulações das concessionárias de telefonia, tevês a cabo e de saneamento.

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Equipes da Diretoria de Trânsito (Diretran) estão orientando os motoristas, que não podem mais estacionar na quadra entre a praça Generoso Marques e a travessa Alfredo Bufren. A pedido dos comerciantes, as obras devem ser paralisadas dia 10 de dezembro, voltando ao normal em 11 de janeiro de 2010, para preservar o tráfego de automóveis e pedestres durante o período das compras de Natal.

A revitalização inclui modernização das calçadas, nova iluminação pública, rede subterrânea de cabos, despoluição visual e sinalização turística para pedestres, integrando as ruas Riachuelo, São Francisco, Barão do Serro Azul e praças centrais, como a Generoso Marques e Tiradentes, e o centro histórico do Largo da Ordem. Os trabalhos começarão pelas calçadas, que ganharão rampas de acesso e readequação das sinalizações de rua e das placas.

Esta primeira etapa das obras, a construção de novas calçadas, será feita em partes, para proporcionar o mínimo dano as moradores e comerciantes. “Vamos começar do lado esquerdo, quadra por quadra, e voltar pelo outro lado da rua, também trabalhando a cada quadra”, diz o administrador da Regional Matriz, Omar Akel. Durante o período de obras, por ser uma rua muito estreita, deverá ser proibido o estacionamento de veículos. A calçada será transferida para o leito da rua, em 1,5 m de pista, criando um corredor para pedestres.

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Turismo

O projeto de revitalização prevê ainda a passagem da Linha Turismo pela rua, a Feira do Escambo, aos domingos à tarde, a transformação da rua São Francisco em uma Rua da Gastronomia, num prolongamento da Feira do Largo da Ordem, câmeras de segurança e repaginação das fachadas dos prédios.

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A Prefeitura dará aos comerciantes incentivos fiscais, como redução do IPTU proporcional ao grau de intervenção e ocupação, redução de ISS e ações institucionais, como a oferta do programa Bom Negócio e a divulgação de eventos culturais.