Reunião pelo Estado da Palestina na Boca Maldita

A votação da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), a respeito do reconhecimento do Estado da Palestina, que acontece nesta sexta-feira (23), motivou mobilizações em todo o mundo, nesta terça-feira (20). Em Curitiba, cerca de 50 pessoas se reuniram na Boca Maldita, no final da tarde, para participar do movimento “Estado da Palestina Já” e sensibilizar a população curitibana a respeito da causa palestina.

“Esta é uma causa humanitária, pois os direitos dos palestinos têm sido constantemente ultrajados. Já fizemos outros atos denunciando os bombardeios na Faixa de Gaza e outras questões referentes à Palestina. Agora, queremos desmistificar alguns mitos criados pelos Estados Unidos e mobilizar a população para evitar que Barack Obama use seu poder de veto na votação”, explica o professor Francisco Manoel de Assis França, o “Kico”.

Ele é integrante do Comitê Árabe-Brasileiro de Solidariedade e do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz). Para ele, falta informação em relação à Palestina, apesar de “as pessoas já estarem entendendo que o que ocorre lá não é apenas um conflito, mas um massacre”. O movimento a favor do reconhecimento do Estado da Palestina existe desde 2008 em Curitiba.