Futuro em debate

Reunião discute entrada de empresa estatal na gestão do HC

A polêmica que envolve a adesão do Hospital de Clínicas (HC) à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) está longe do fim, mesmo após o primeiro encontro público para debater a medida, realizado ontem. Cerca de 400 pessoas comparecerem ao debate sobre o contrato de cogestão dos hospital entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a empresa estatal.

As diretorias da Ebserh e da UFPR não conseguiram quebrar a resistência de quem é contrário ao acordo. A discussão abordou diversos aspectos da proposta, com posicionamentos favoráveis e contrários. Foram tratadas a contratação dos servidores, a estabilidade dos que estão na ativa, as possíveis melhorias para o ensino e pesquisa e também melhorias estruturais para o atendimento aos pacientes.

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, voltou a afirmar que, caso o contrato com a Ebserh não seja aprovado, o HC corre o sério risco de se tornar inviável. Segundo ele, a assinatura do contrato vai permitir à UFPR realizar concurso para a contratação de 2.063 servidores, aumentar o número de leitos de 411 para 670 e reativar especialidades médicas suspensas por falta de pessoal.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba (Sinditest), Carla Cobalchini, criticou o modelo de contratação via Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) determinado pela Ebserh. “Queremos concurso público sem a Ebserh. Se depender de nós essa medida não será aprovada”, afirmou.

O procurador da República Peterson de Paula Pereira, presente no debate, defende que a Ebserh seja declarada inconstitucional. Ele acredita que no futuro essa prática poderá ser um passo para a privatização do setor. “O dinheiro que vai para a Ebserh poderia ir direto para os hospitais universitários”, alegou.

O próximo encontro será em 5 de agosto (provavelmente, no Centro Politécnico) e, no dia 20 do mesmo mês, o tema será apreciado durante reunião do Conselho Universitário da UFPR.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna